Rio de Janeiro, 17 de Março de 2025

PF deflagra operação em combate ao tráfico de animais no Rio

Arquivado em:
Quinta, 25 de Julho de 2024 às 14:25, por: CdB

A investigação teve início quando se descobriu que um animal silvestre do gênero Sapajus estava sendo criado em uma residência, situada no município de Camaçari, acobertado com documentação falsa.

Por Redação, com ACS – do Rio de Janeiro

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira, a Operação Sapajus II, com o objetivo de cumprir mandados judiciais decorrentes de investigação relativa ao tráfico de animais.

pf-3.jpg
Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão

A investigação teve início quando se descobriu que um animal silvestre do gênero Sapajus estava sendo criado em uma residência, situada no município de Camaçari, acobertado com documentação falsa.

No decorrer da apuração, a PF identificou que o animal é procedente do Rio de Janeiro, tendo sido comercializado e transportado para a Bahia de forma fraudulenta.

Continue lendo

O tráfico de animais silvestres causa enorme prejuízo à fauna brasileira, criando graves desequilíbrios ambientais, inclusive em ecossistemas protegidos, e podendo expor determinadas espécies ao risco de extinção.

Animais silvestres

Desta forma, a criação de animais silvestres somente é permitida, quando adquiridos de criadores comerciais registrados no IBAMA, que possuam Cadastro Técnico Federal (CFT) e autorização no Sistema Nacional de Gestão de Fauna (SisFauna).

Nesta quinta, equipes da Polícia Federal cumpriram cinco mandados de busca e apreensão expedidos pela 2ª Vara Federal da Seção Judiciária da Bahia, em endereços relacionados aos vendedores do animal.

Os investigados pela comercialização do primata poderão responder pelos crimes de tráfico de animais, associação criminosa e falsificação de documento público.

Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo