O estudo, que ouviu 2.873 brasileiros com mais de 18 anos entre os dias 26 e 31 de dezembro de 2024, mostra uma diferença significativa entre Campos e os demais nomes citados. Guilherme Boulos (PSOL) aparece em terceiro, com 10,7%, seguido por Gleisi Hoffmann (PT), com 2%, e Fernando Haddad (PT), com 1,6%.
Por Redação – de Brasília
Pesquisa da AtlasIntel divulgada nesta sexta-feira revela que o prefeito do Recife, João Campos (PSB), destaca-se como o segundo favorito do campo progressista para liderar a esquerda brasileira, próximos anos. Com 18,3% das intenções de voto, ele perde apenas para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que é apontado por 61,5% dos eleitores como o melhor político para representar as pautas do segmento político.
O estudo, que ouviu 2.873 brasileiros com mais de 18 anos entre os dias 26 e 31 de dezembro de 2024, mostra uma diferença significativa entre Campos e os demais nomes citados. Guilherme Boulos (PSOL) aparece em terceiro, com 10,7%, seguido por Gleisi Hoffmann (PT), com 2%, e Fernando Haddad (PT), com 1,6%. Tabata Amaral (PSB), embora esteja alinhada à centro-direita, obteve 1,5% das intenções de voto. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais.
Preferido
João Campos, que assumirá a presidência do PSB, partido também do ministro Geraldo Alckmin, vice-presidente de Lula, é considerado um nome forte para a Presidência, mas seu destino imediato parece ser a disputa pelo governo de Pernambuco, em 2026. Aliado de Lula, o prefeito recifense trabalha para consolidar apoio do Planalto em uma possível corrida contra a atual governadora Raquel Lyra (PSDB).
O presidente Lula se consolida como o grande favorito para as eleições presidenciais de 2026, segundo o AtlasIntel. A pesquisa aponta que Lula lidera em todos os cenários apresentados, tanto no primeiro quanto no segundo turno, mostrando força em sua reeleição, bem à frente de todos os demais concorrentes.