Essas soluções permitem a obtenção de informações em tempo real para prevenir fraudes em transações, beneficiando principalmente o setor financeiro.
Por Redação, com Mobile Time – de Lima
As operadoras peruanas Claro, Entel e Telefónica anunciaram sua participação na iniciativa global Open Gateway, de APIs padronizadas para acesso a recursos das redes de telefonia móvel.

Em evento organizado pela GSMA, as operadoras peruanas apresentaram APIs focadas na proteção da identidade digital e na prevenção de fraudes online.
As primeiras quatro APIs implementadas no Peru serão:
SIM SWAP: Verifica se um chip SIM foi substituído em uma linha móvel.
Device Location: Fornece informações sobre a localização do dispositivo.
Device Status: Indica se um dispositivo está em roaming e em qual país.
Number Verification: Confirma se um número de telefone está associado a um dispositivo específico.
Essas soluções permitem a obtenção de informações em tempo real para prevenir fraudes em transações, beneficiando principalmente o setor financeiro. Além disso, o Open Gateway representa uma nova oportunidade de negócios para as operadoras no segmento B2B e reforça a segurança digital para os usuá
Expansão Regional do GSMA Open Gateway
O Open Gateway já conta com a participação de operadoras no Brasil, Argentina e Chile, e espera-se que novos mercados se juntem à iniciativa em 2025.
Alejandro Adamowicz, diretor de tecnologia e estratégia para a América Latina na GSMA, destacou que mais de 90% dos usuários móveis na região já estão cobertos pela iniciativa e que o Peru se une a esse esforço para fortalecer a segurança no ecossistema digital.