De acordo com o Ministério dos Transportes e das Comunicações, a medida ficará em vigor “até a conclusão das investigações.
Por Redação, com ANSA – de Lima
O governo do Peru suspendeu temporariamente as operações da companhia aérea de voos turísticos Aerodiana, dona do avião que caiu com 13 pessoas a bordo, incluindo sete italianos, perto das Linhas de Nazca, no último sábado. Os dois tripulantes e os 11 passageiros da aeronave morreram na tragédia.

De acordo com o Ministério dos Transportes e das Comunicações, a medida ficará em vigor “até a conclusão das investigações para verificar o cumprimento, por parte da empresa, de normas, procedimentos e requisitos operacionais aplicáveis à aviação”.
O piloto do avião, um Cessna Grand Caravan, teria relatado um problema mecânico antes da queda, que ocorreu após um sobrevoo turístico nas Linhas de Nazca, sítio arqueológico que reúne enormes geoglifos desenhados em um deserto no sul do Peru.
Um vídeo divulgado pela imprensa local mostra a aeronave se despedaçando enquanto despenca em queda livre. Todas as pessoas a bordo morreram na hora, e oito especialistas forenses agora trabalham na identificação dos corpos das vítimas, trabalho que pode exigir de dois a três dias.
Segundo Rubén Brizuela Pow Sang, diretor nacional do Instituto de Medicina Legal e Ciências Forenses, os peritos estão em contato com consulados da Itália, Espanha e Alemanha para coletar informações, incluindo registros odontológicos, que facilitem a identificação.
Férias
O acidente dizimou duas famílias italianas que passavam férias no Peru. Uma delas era composta pela mãe Cristina Maria Bianco, 57 anos, pelo pai Paolo Gianturco, 59, e pelos filhos Matteo Gianturco, 24, e Pietro Gianturco, 18. A outra incluía o casal Elena Sala e Massimo Angelucci, ambos de 58 anos, e o filho Lorenzo Angelucci, de 24.
A tragédia também vitimou o piloto Américo Alejandro Salazar Cuéllar e a copiloto Irenka Del Carpio Guanilo, ambos peruanos; os alemães Andreas Hofmann, 78 anos, e Gertrud Maria Hofmann, 77; e os espanhóis Alfredo Aviles Muñoyerro e Ana Isabel Sánchez Muñoz, ambos de 52.