O governo brasileiro negocia propostas para regulamentar as redes sociais, mas o projeto ainda não foi finalizado. O tema é um dos contenciosos do presidente norte-americano, Donald Trump, com o Brasil.
Por Redação – de Brasília
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PL) cobrou responsabilização das redes sociais pelos conteúdos publicados por seus usuários, especialmente em relação a discursos de ódio e incentivo à violência. Em discurso durante a abertura da Conferência Nacional de Direitos Humanos, enquanto falava da violência contra a mulher, o presidente afirmou ser inaceitável que as plataformas digitais continuem “fingindo que não tem responsabilidade pelos conteúdos publicados” por seus usuários e não podem se eximir.

O governo brasileiro negocia propostas para regulamentar as redes sociais, mas o projeto ainda não foi finalizado. O tema é um dos contenciosos do presidente norte-americano, Donald Trump, com o Brasil. Trump chegou a citar a questão como um dos pontos que levaram os EUA a adotarem tarifas comerciais contra produtos brasileiros.
Sem referência
Logo após a fala de Lula, nesta manhã, usuários do Instagram relataram nas redes sociais que diversos perfis de políticos, inclusive do presidente Lula, simplesmente desapareceram na busca da plataforma. Além de Lula, vários nomes de políticos dos mais variados matizes ideológicos ‘desapareceram’.
Não se tratou, porém, de uma ação generalizada, uma vez que políticos como o ex-mandatário neofascista Jair Bolsonaro (PL), o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro Guilherme Boulos (Secretaria-Geral da Presidência) apareciam normalmente no mecanismo de busca.
Já no início da tarde, os perfis que haviam ‘desaparecido’ voltaram a ser exibidos na busca do Instagram. Segundo a Meta, o Instagram enfrentou uma falha técnica, que foi corrigida, e pediu desculpas.