Rio de Janeiro, 05 de Dezembro de 2025

Penalização de Moraes pelos EUA causa reação imediata no meio político

As sanções financeiras dos EUA ao ministro Alexandre de Moraes provocam reações intensas no Brasil, com críticas de figuras políticas e defesa da democracia.

Quarta, 30 de Julho de 2025 às 18:00, por: CdB

A repercussão do caso vem crescendo desde que Washington anunciou as sanções financeiras contra Moraes, uma das figuras centrais do combate aos ataques à democracia brasileira e relator das ações contra Jair Bolsonaro (PL) no Supremo Tribunal Federal (STF).

 

Por Redação – de Brasília

A decisão do governo norte-americano de aplicar sanções ao ministro Alexandre de Moraes com base na Lei Global Magnitsky provocou forte reação no meio político brasileiro. Em vídeo publicado nesta quarta-feira, o líder do PT na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias (RJ), classificou a medida como um “ataque ao Brasil” e denunciou o envolvimento do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) na articulação das sanções, chamando-o de “canalha” e “traidor da pátria”.

Penalização de Moraes pelos EUA causa reação imediata no meio político | O deputado Lindbergh Farias (PT-RJ) pede a prisão imediata de Eduardo Bolsonaro (PL-SP)
O deputado Lindbergh Farias (PT-RJ) pede a prisão imediata de Eduardo Bolsonaro (PL-SP)

A repercussão do caso vem crescendo desde que Washington anunciou as sanções financeiras contra Moraes, uma das figuras centrais do combate aos ataques à democracia brasileira e relator das ações contra Jair Bolsonaro (PL) no Supremo Tribunal Federal (STF). Trata-se da primeira vez em que um magistrado brasileiro é enquadrado na legislação norte-americana.

— Vergonha o que esse Trump está fazendo com os Estados Unidos. Isso não é mais uma democracia. É um projeto autoritário. Quero dizer aqui que hoje o Brasil inteiro é o ministro Alexandre de Moraes. O ataque ao ministro não é um ataque pessoal. É um ataque ao país, à nossa soberania, à nossa democracia, ao Poder Judiciário independente — afirmou Lindbergh a jornalistas, em tom incisivo.

 

Solidariedade

A fala do deputado petista aponta para uma tentativa de mobilizar solidariedade institucional e política em defesa de Moraes, num momento em que a relação entre os governos brasileiro e norte-americano atravessa forte turbulência.

— Ministro Alexandre de Moraes, nossa solidariedade. Hoje todo o Brasil é o ministro Alexandre de Moraes nesta luta, na defesa das nossas instituições e da nossa democracia — concluiu.

Edições digital e impressa