O astro de Grease e Os embalos de sábado à noite era um dos convidados mais aguardados da edição de 2024 do evento, mas sua participação ficou marcada por um momento inusitado, para muitos, constrangedor.
Por Redação, com ANSA - de Roma
A participação do astro de Hollywood John Travolta no Festival de Sanremo, principal concurso musical da Itália, se tornou alvo de críticas no país devido ao constrangimento de fazê-lo dançar uma versão local do "Baile dos Passarinhos" e por uma suposta publicidade oculta.
O astro de Grease e Os embalos de sábado à noite era um dos convidados mais aguardados da edição de 2024 do evento, mas sua participação ficou marcada por um momento inusitado, para muitos, constrangedor.
Os apresentadores Amadeus e Rosario Fiorello ensinaram Travolta a fazer a dança infantil Il ballo del qua qua, que no Brasil se tornou o Baile dos Passarinhos pelas mãos de Gugu Liberato.
O ator acompanhou Amadeus e Fiorello na dança, mas não conseguiu esconder o embaraço. "Foi uma das brincadeiras mais aterrorizantes da história da TV", brincou Fiorello, alvo de uma chuva de críticas nas redes sociais por não aproveitar melhor a presença de uma estrela de Hollywood.
No entanto, Amadeus, também diretor artístico do Festival de Sanremo, negou os rumores de que Travolta teria recebido 400 mil euros (R$ 2,1 milhões) para ir ao evento e garantiu que o ator não foi pego de surpresa pelo Baile dos Passarinhos.
– Ele não recebeu 400 mil euros para vir aqui fazer aquela cagada. Ele sabia da brincadeira, se depois se arrependeu no último momento não é minha culpa – declarou Amadeus, acrescentando que "está sendo criado um caso onde não existe".
– Está tudo caminhando bem, então precisam encontrar essas bobagens para polemizar – disse.
Publicidade oculta
No entanto, a controvérsia foi além da dança infantil, com a suspeita de uma publicidade oculta pelo fato de as câmeras focalizarem os tênis de Travolta, da marca italiana U-Power, enquanto ele estava no palco do Teatro Ariston. Além disso, Amadeus citou a expressão dont't worry, be happy (não se preocupe, seja feliz), slogan da empresa de vestuário.
– Eu peguei da música, não tinha a menor ideia disso – garantiu o apresentador. Ainda assim, a Codacons, entidade de defesa do consumidor bastante atuante na Itália, apresentou uma denúncia às autoridades de comunicações e antitruste do país por "publicidade oculta em prejuízo dos telespectadores".
Já a vice-diretora de Prime Time da Rai, organizadora de Sanremo, Federica Lentini, disse que Travolta chegou no camarim "de última hora" e que "ninguém notou o tênis", mas admitiu que foi um "erro" não cobrir a marca do calçado. O ator ainda não se pronunciou sobre as polêmicas.