Rio de Janeiro, 05 de Dezembro de 2025

Centro público de pole dance causa polêmica na Itália

Inauguração do primeiro centro público de pole dance na Itália gera debates sobre a prática como esporte e sua origem em ambientes eróticos.

Quarta, 05 de Novembro de 2025 às 10:08, por: CdB

A iniciativa surge como parte de uma nova área de esportes e ginástica do município, financiada pela prefeitura e pelo governo lígure.

Por Redação, com ANSA – de Roma

A cidade italiana de Alassio, na Ligúria, norte da Itália, inaugurou na terça-feira o primeiro centro público para a prática de pole dance da região, levantando polêmica.

Centro público de pole dance causa polêmica na Itália | Performance de pole dance em Berlim
Performance de pole dance em Berlim

A iniciativa surge como parte de uma nova área de esportes e ginástica do município, financiada pela prefeitura e pelo governo lígure com custos que superam 600 mil euros, revela o jornal local Il Secolo XIX, que trouxe aspas de apoiadores e de opositores da proposta.

– O pole dance nasceu em boates, entre luzes vermelhas, fumaça e corpos que se agarram ao metal em uma dança erótica, onde o objetivo é seduzir, não exaltar – criticou a escritora Dolores D’Avanzo, ironizando que “agora, essa ideia genial está aqui, transformada em símbolo de avanço”.

Pole dance

Por sua vez, o prefeito de Alassio, Marco Melgrati, que participou da inauguração do centro, o qual contou com exibições de pole dance, defendeu a ação.

– Não devemos confundir pole dance, que é uma disciplina com sua própria federação filiada ao Comitê Olímpico Nacional (Coni) e que aspira a ser admitida nas Olimpíadas, com lap dance, que é algo muito diferente – explicou Melgrati. O segundo estilo citado por ele refere-se a uma dança erótica, comum em clubes de entretenimento adulto.

– Temos uma importante escola de pole dance em Alassio que merece ser promovida e apoiada – concluiu o administrador local.

Edições digital e impressa