Rio de Janeiro, 22 de Novembro de 2024

Parque do Juquery reabre ao público após incêndio

Arquivado em:
Sábado, 18 de Setembro de 2021 às 08:22, por: CdB

Segundo a Fundação Florestal, responsável pelo parque, as trilhas estão devidamente sinalizadas e o visitante poderá conferir o percurso de cada uma consultando o mapa que fica em frente à sede administrativa.

Por Redação, com ABr - de São Paulo

O Parque Estadual Juquery, no município de Franco da Rocha (SP), reabriu para visitação neste sábado, após o fechamento devido a um incêndio ocorrido no final de agosto. A partir dessa data, as visitas serão retomadas de terça a domingo, das 8h às 17h.
parque.jpg
As visitas serão retomadas de terça a domingo, das 8h às 17h
Segundo a Fundação Florestal, responsável pelo parque, as trilhas estão devidamente sinalizadas e o visitante poderá conferir o percurso de cada uma consultando o mapa que fica em frente à sede administrativa. O parque continua seguindo os protocolos de segurança do Plano São Paulo e, por isso, é necessário o uso de máscara nas dependências da unidade. Criado em 1993, o parque conserva importantes remanescentes de cerrado existente na Fazenda Juquery, além das áreas de mananciais do Sistema Cantareira, na região metropolitana de São Paulo. O endereço para visitação é Rua Miguel Segundo Lerussi, s/n, Parque Industrial, Franco da Rocha.

Incêndio

O incêndio que atingiu o Parque do Juquery consumiu 53% da área dessa Unidade Conservação, segundo levantamento do Centro de Monitoramento da Coordenadoria de Fiscalização e Biodiversidade da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente de São Paulo. O total atingido é de 1,175 hectares. Com início na manhã do domingo, 22 de agosto, o incêndio durou 4 dias. Mais de 300 pessoas, entre integrantes do Corpo de Bombeiros, brigadistas e funcionários do parque, trabalharam no combate ao fogo. Segundo a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do estado, a Polícia Civil investiga se a causa foi a queda de um balão no local. A investigação ocorre por meio de inquérito policial instaurado pela Delegacia de Investigações sobre Infrações Contra o Meio Ambiente (DIICMA) de Franco da Rocha, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) de SP. “A equipe da unidade apreendeu diversos objetos relacionados aos fatos, que foram encaminhados à perícia. As investigações seguem em andamento visando à identificação de outros grupos de baloeiros suspeitos de envolvimento na ação e ao esclarecimento dos fatos”, informou a secretaria. Além da vegetação, o incêndio também atingiu a fauna do parque: 25 animais foram resgatados por veterinários voluntários, sendo que 14 não resistiram aos ferimentos e morreram. O parque ficou fechado, inclusive, porque os equipamentos de atividades de lazer como bancos, mesas, quiosques e placas informativas também foram queimados.
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo