Rio de Janeiro, 19 de Janeiro de 2026

Defesa Civil de SP aumenta alerta após avanço de frente fria

Defesa Civil de SP cria Gabinete de Crise para otimizar apoio aos municípios após chuvas intensas e alerta de tempestades. Saiba mais.

Segunda, 19 de Janeiro de 2026 às 12:10, por: CdB

O objetivo, informam, é otimizar recursos e diminuir o tempo de resposta no apoio aos municípios.

Por Redação, com ABr – de São Paulo

A Defesa Civil de São Paulo instalará Gabinete de Crise para acompanhar os desdobramentos das chuvas nesta segunda-feira.

Defesa Civil de SP aumenta alerta após avanço de frente fria | Gabinete de Crise é criado para acompanhar desdobramento das chuvas
Gabinete de Crise é criado para acompanhar desdobramento das chuvas

O objetivo, informam, é otimizar recursos e diminuir o tempo de resposta no apoio aos municípios. O Estado já teve 11 mortes confirmadas desde o início de dezembro em consequência das chuvas.

Segundo alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a região de São José dos Campos e do litoral norte paulista tem potencial para chuvas intensas, com acumulados de mais de 50 milímetros (mm), mesmo patamar que levou a enchentes na região na semana passada. O alerta se estende até a capital paulista, onde dois carros foram arrastados para um dos rios que alimentam o Pinheiros, na Zona Sul da cidade. Em um dos veículos havia duas pessoas, um casal de idosos. O homem, Marcos da Mata Ribeiro foi encontrado morto na sexta-feira. Sua esposa, Maria Deusdete da Mata Ribeiro, está desaparecida.

As regiões norte e noroeste do estado, abrangendo São José do Rio Preto, Franca e cidades próximas, têm alerta de tempestades, com possibilidade de queda de granizo, chuva e ventos intensos. O alerta se estende a toda a faixa oeste de Minas Gerais e recomenda evitar o trânsito durante as chuvas. 

Corumbataí

No domingo, a cidade de Corumbataí foi atingida, com bloqueio parcial da Rodovia Washington Luís durante a madrugada desta segunda-feira, após a queda de um talude. A pista foi liberada por volta das 10h30 desta manhã.

A cidade de Analândia, também na região central do Estado, teve registro de 79mm de chuva, com deslizamento de terra e enxurrada. Dois veículos, um deles um trator de pequeno porte, foram arrastados pelas águas, sem feridos.

Edições digital e impressa