Rio de Janeiro, 19 de Janeiro de 2026

Rio pode ter temporal com chegada de frente fria

A previsão do tempo no Rio indica chuva volumosa e risco de temporal com a chegada de uma frente fria. Prepare-se para mudanças climáticas significativas.

Segunda, 19 de Janeiro de 2026 às 11:14, por: CdB

Frente fria e canal de umidade vão aumentar a nebulosidade na cidade.

Por Redação, com Agenda do Poder – do Rio de Janeiro

A semana no Rio começa sob condições de instabilidade, com previsão de chuva e risco de temporal a partir desta segunda-feira. A aproximação de uma frente fria que avança por São Paulo e deve alcançar o litoral fluminense até terça, trará chuva volumosa e persistente à capital.  

Rio pode ter temporal com chegada de frente fria | Rio entra em alerta para temporal com frente fria
Rio entra em alerta para temporal com frente fria

Nesta segunda-feira, a temperatura mínima é de 20°C e a máxima chega a 34°C, com tendência de ligeira elevação. Pela manhã e à tarde, o céu permanece com muitas nuvens.

A mudança no tempo ocorre em função da frente fria que avança por São Paulo e pelo Rio de Janeiro, criando condições para chuva volumosa e persistente.

Tempo fecha nesta segunda

Segundo a meteorologista Mayara Villela, do Sistema Alerta Rio, a combinação entre frente fria e umidade vai reforçar o cenário de instabilidade. “No fim do dia, também teremos a atuação de um canal de umidade que vai trazer umidade para a cidade”, explica.

De acordo com a especialista, a chuva começa de forma mais fraca no fim da manhã desta segunda. 

A partir do final do período da manhã, a previsão é de chuva fraca. Já durante a tarde, há previsão de pancadas de chuva na cidade, que podem vir acompanhadas de raios e de rajadas de vento moderadas a fortes”, afirma.

O cenário se mantém nesta terça-feira, feriado de São Sebastião, com tempo instável ao longo do dia. “Permanecemos com tempo instável, com previsão de pancadas de chuva durante a madrugada. A partir do período da manhã, a previsão é de chuva moderada a qualquer momento do dia”, diz a meteorologista.

Municípios podem registrar acumulados de 100 milímetros

De acordo com o Sistema de Alerta de Cheias do Instituto Nacional do Ambiente (Inea), 11 municípios podem registrar chuva acima de 100 milímetros nas próximas 24 horas. São eles:

Magé

Guapimirim

Petrópolis

Teresópolis

Cachoeiras de Macacu

Sumidouro

Carmo

Duas Barras

Nova Friburgo

Silva Jardim

Casimiro de Abreu

Além disso, outros seis municípios podem ter acumulados de 75 milímetros nas próximas 24 horas. São as cidades:

Duque de Caxias

Sapucaia

Cantagalo

Bom Jardim

Macaé

Rio das Ostras

Previsão para os próximos dias

Entre quarta-feira e sexta-feira, o cenário permanece semelhante, com predomínio de nuvens e previsão de pancadas de chuva e trovoadas na quarta, quando as temperaturas variam entre 18°C e 26°C.

Na quinta-feira, a máxima cai para 22°C, com chuva e trovoadas isoladas. Já na sexta, o tempo segue encoberto, com possibilidade de chuvisco e máxima de 27°C.

Edições digital e impressa