Rio de Janeiro, 22 de Dezembro de 2024

Para Genoino, FHC faz oposição "sem se olhar no espelho"

Arquivado em:
Quinta, 25 de Novembro de 2004 às 18:46, por: CdB

O presidente do PT, José Genoino, afirmou que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso usou de "soberba" ao criticar nesta quinta-feira o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

"É a soberba de quem faz oposição sem se olhar no espelho", disse Genoino em nota divulgada no portal do PT.

O ex-presidente (1995-2002) fez críticas ao governo Lula em entrevista concedida na sede da Associação Brasileira da Infra-Estrutura e Indústrias de Base (Abdib).

"Em relação às alianças, ele está batendo numa questão sobre a qual o PT decidiu já em 2000 e em 2002, quando optou por uma política de alianças mais ampla --tanto na eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, quanto na montagem do governo", rebateu Genoino, para quem "a idéia de coalizão política" fez parte da campanha de Lula de 2002 e da trajetória do PT nos últimos cinco anos.

Fernando Henrique afirmou que Lula busca a maioria no Congresso, mas carece de um projeto de governo para apresentar ao Legislativo. Disse que Lula deveria rever sua posição em relação a acordos partidários, já que busca ampliar aliança com o PMDB, quando criticava Fernando Henrique por fazê-lo.

O ex-presidente disse ainda que o PSDB "talvez seja o único partido que dispõe de tantas pessoas qualificadas para serem candidatas (à Presidência em 2006)".

Para Genoino, com essa declaração, Fernando Henrique "está manifestando legitimamente toda sua visão arrogante", tanto em relação ao PT quanto aos demais partidos.

Quanto à eleição municipal, o ex-presidente afirmou que teve participação discreta, enquanto o PT "levou o presidente Lula a se expor desnecessariamente", levando Lula a receber uma multa por discursar em inauguração de obra de Marta Suplicy em São Paulo.

De acordo com Genoino, "Lula teve participação muito equilibrada, sem o PT criar nenhum constrangimento" e atacou FHC: "Ele, ao fazer essa crítica, deveria ter humildade para se olhar na campanha de 1996 e de 2000, quando era presidente."

Fernando Henrique ainda fez críticas à condução da reforma agrária, sugerindo que o Ministério do Desenvolvimento Agrário reforça as reivindicações dos sem-terra. Genoino acusou o ex-presidente de criminalizar o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), "enquanto o PT negocia com esses movimentos". E classificou de "precários" os assentamentos realizados pelo governo FHC.

Uma das críticas do ex-presidente, de que há falhas na área gerencial, foi admitida por Genoino ao afirmar que "vamos corrigir as falhas de gerenciamento".

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo