Rio de Janeiro, 24 de Abril de 2025

Papa volta a se reunir no Vaticano, mas presença na Páscoa segue indefinida

O Papa Francisco volta a se reunir no Vaticano após internação, mas sua presença nas celebrações da Páscoa ainda é incerta. Saiba mais sobre seu estado de saúde.

Terça, 08 de Abril de 2025 às 11:59, por: CdB

Do ponto de vista clínico, o papa apresenta um “quadro estável”, com “as pequenas melhoras notadas no domingo”, quando Francisco fez uma aparição surpresa em uma missa na Praça São Pedro.

Por Redação, com ANSA – da Cidade do Vaticano

O papa Francisco retomou as reuniões com dirigentes da Cúria Romana na Casa Santa Marta, residência oficial do pontífice no Vaticano e onde ele tem permanecido recluso desde que deixou o hospital, em 23 de março.

Papa volta a se reunir no Vaticano, mas presença na Páscoa segue indefinida | Papa Francisco fez aparição surpresa no Vaticano no último domingo
Papa Francisco fez aparição surpresa no Vaticano no último domingo

Segundo boletim da Sala de Imprensa da Santa Sé divulgado nesta terça-feira, o líder católico “prossegue suas atividades de trabalho, está em contato com os diferentes dicastérios e recebe documentação” em seu apartamento.

“Nos últimos dias, lentamente está retomando algumas reuniões. Segunda-feira, recebeu o cardeal [Pietro] Parolin, secretário de Estado”, diz o comunicado.

Continue lendo

Do ponto de vista clínico, o papa apresenta um “quadro estável”, com “as pequenas melhoras notadas no domingo”, quando Francisco fez uma aparição surpresa em uma missa na Praça São Pedro, sobretudo “na parte motora, respiratória e em relação à voz”.

“A oxigenação, como já mencionado: de alto fluxo à noite apenas quando necessário. Os tratamentos continuam, especialmente o motor e o respiratório”, ressalta o boletim.

Quase 40 dias internado

Com 88 anos de idade, Jorge Bergoglio passou quase 40 dias internado devido a uma pneumonia bilateral provocada por uma infecção polimicrobiana, e os médicos recomendaram repouso pelo menos até o fim de maio.

Por conta disso, ainda é incerta a participação do Papa nas celebrações da Semana Santa, entre 13 e 20 de abril.

– Vamos ver evento por evento – disse o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, acrescentando também que o pontífice tem mantido a rotina de ligações diárias para a única paróquia católica na Faixa de Gaza, palco de um ano e meio de guerra entre Israel e Hamas.

Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo