Rio de Janeiro, 27 de Março de 2025

Papa Francisco deixa o hospital e agradece às orações dos fiéis

Após 38 dias internado, Papa Francisco recebe alta e agradece aos fiéis. Ele faz visita à Basílica de Santa Maria Maggiore e se prepara para recuperação.

Domingo, 23 de Março de 2025 às 16:08, por: CdB

O Pontífice passou na Basílica de Santa Maria Maggiore para depositar um buquê de flores como sinal de agradecimento após sua longa internação hospitalar e presenteou o cardeal Rolandas Makrickas.

Por Redação, com Ansa – de Roma

Internado há quase 40 dias para tratar uma pneumonia bilateral, o papa Francisco recebeu alta neste domingo do hospital Policlínico Agostino Gemelli, em Roma, após sua primeira aparição pública desde 14 de fevereiro. O líder de 88 anos deixou o centro médico com destino à casa Santa Marta, sua residência oficial no Vaticano, com cânulas de oxigênio que o ajudam a respirar.

Papa Francisco deixa o hospital e agradece às orações dos fiéis | O papa Francisco fez o gesto de positivo, antes de deixar o hospital
O papa Francisco fez o gesto de positivo, antes de deixar o hospital

Antes de chegar ao local, o Pontífice passou na Basílica de Santa Maria Maggiore para depositar um buquê de flores como sinal de agradecimento após sua longa internação hospitalar e presenteou o cardeal Rolandas Makrickas. “Cuide-se, Francisco”, foram as palavras dos fiéis visivelmente surpresos com sua chegada.

Depois, parou brevemente para cumprimentar os agentes das forças de ordem na entrada do Vaticano. Sua comitiva passou pela Ponta del Perugino, a mais próxima de sua casa.

 

Continue lendo

Fisioterapia

Segundo sua equipe médica, Francisco precisará de pelo menos dois meses de repouso e terá que ser submetido a tratamentos de fisioterapia respiratória e exercícios de fala, tendo em vista que está com a voz afetada pelo período prolongado em que recebeu auxílio de oxigênio de alto fluxo.

— É difícil dizer quanto tempo levará para a fala ser recuperada, mas olhando as melhorias que ocorreram, a recuperação é possível em um curto espaço de tempo — garantiu Luigi Carbone, médico pessoal do Papa no Vaticano durante coletiva de imprensa, na véspera.

Francisco deu entrada no Agostino Gemelli em 14 de fevereiro, com um quadro de bronquite que persistia havia várias semanas, porém exames apontaram uma pneumonia bilateral e uma condição clínica “complexa” devido a uma infecção “polimicrobiana” nas vias respiratórias. Com isso, ficou hospitalizado por 38 dias, o período mais longo de internação de um Pontífice na história do Vaticano.

Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo