Rio de Janeiro, 05 de Dezembro de 2025

Papa declara heroicas as virtudes de ativista brasileira

O Papa Leão XIV declara as virtudes heroicas de Maria de Lourdes Guarda, ativista brasileira que lutou pelos direitos das pessoas com deficiência.

Sexta, 21 de Novembro de 2025 às 11:36, por: CdB

Esse procedimento comprova os requisitos de vida necessários para o início formal dos processos de beatificação e canonização na Santa Sé.

Por Redação, com ANSA – da Cidade do Vaticano

O papa Leão XIV autorizou o Dicastério do Vaticano para as Causas dos Santos a promulgar o decreto que reconhece as virtudes heroicas da brasileira Maria de Lourdes Guarda (1926-1996), ativista brasileira conhecida por sua luta em prol de pessoas com deficiências ou doenças crônicas.

Papa declara heroicas as virtudes de ativista brasileira | Maria de Lourdes Guarda era defensora dos direitos das pessoas com deficiência
Maria de Lourdes Guarda era defensora dos direitos das pessoas com deficiência

Esse procedimento comprova os requisitos de vida necessários para o início formal dos processos de beatificação e canonização na Santa Sé. Hoje considerada “serva de Deus”, Maria de Lourdes passa a ser “venerável” na Igreja Católica.

Grave lesão na coluna

Nascida em Salto (SP), a brasileira de ascendência italiana viveu quase 50 anos imobilizada devido a uma grave lesão na coluna sofrida quando tinha apenas 21, o que impediu seu sonho de virar freira.

Ainda assim, se tornou uma leiga consagrada no Instituto Secular Caritas Christi, onde professou seus votos em 1970, e usou a própria história para disseminar sua fé e defender os direitos das pessoas com deficiência.

Ela faleceu em 5 de maio de 1996, em São Paulo, vítima de um câncer na bexiga.

Edições digital e impressa