Segundo o ministro, o Brasil é o “celeiro de energias limpas e renováveis do mundo” e não pode abrir mão da exploração e produção de petróleo.
Por Redação – de Brasília
Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira disse que o Brasil está muito perto de obter a licença para exploração de petróleo na margem equatorial, a chamada ‘Calha Norte’. Localizada no litoral do país, a área é tida como novo pré-sal, devido ao potencial de reservas de petróleo.
— O governo que quer cumprir rigorosamente toda legislação ambiental e está em fase quase que final de avançar na possibilidade de, primeiro diagnosticar as nossas riquezas na margem equatorial, e depois, soberanamente, decidir sobre essa exploração — disse o ministro a jornalistas, na noite passada.
Pluralidade
Silveira falou, em uma coletiva de imprensa, logo após participar da abertura do ROG.e 2024, anteriormente conhecido como Rio Oil & Gas. A programação é um dos pontos altos da indústria do petróleo e gás no mundo e reúne representantes de empresas nacionais e internacionais e autoridades. Segundo o ministro, o Brasil é o “celeiro de energias limpas e renováveis do mundo” e não pode abrir mão da exploração e produção de petróleo.
— O Brasil é a grande potência verde global, nós temos autoridade para dizer que a nossa matriz é plural e não podemos abrir mão dessa pluralidade — afirmou.
A ‘Calha Norte’ abrange uma área que vai da costa do Rio Grande do Norte à do Amapá. A potencial exploração de óleo na região, que inclui a foz do Rio Amazonas, é criticada por ambientalistas, preocupados com possíveis danos ambientais.
Licença
A Petrobras busca uma licença do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), ligado ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, para iniciar com o trabalho de exploração no litoral, que inclui a Bacia da Foz do Amazonas.
O ministro garantiu que a Petrobras vem cumprindo condicionantes ambientais, embora não saiba ainda, com precisão, quando receberá a permissão do Ibama.
— À medida que a Petrobras vem cumprindo, a gente vem apoiando cada vez mais esse licenciamento — resumiu.