Rio de Janeiro, 20 de Agosto de 2026

Operação mira grupo de Juninho Varão que controla serviços na Baixada

Operação investiga grupo que teria imposto serviços como internet e venda de gás em bairros de Nova Iguaçu e cidades vizinhas desde 2013.

Quinta, 20 de Agosto de 2026 às 13:52, por: CdB

Operação investiga grupo que teria imposto serviços como internet e venda de gás em bairros de Nova Iguaçu e cidades vizinhas desde 2013.

Por Redação, com Agenda do Poder – do Rio de Janeiro

Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira, uma operação contra a milícia de Juninho Varão, suspeita de controlar atividades comerciais e exercer influência em bairros de Nova Iguaçu e cidades da Baixada Fluminense. Ao todo, 23 endereços são alvo de buscas na capital e em Nova Iguaçu.

Juninho Varão

A Operação Fora de Ordem é realizada em conjunto com o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ). As equipes também cumprem decisões judiciais para bloquear dinheiro e impedir que bens dos investigados sejam vendidos ou transferidos.

A investigação mostrou uma movimentação financeira superior a R$ 350 milhões, com base em relatórios de inteligência financeira do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf).

Entenda 

Segundo a investigação, o grupo atua na região pelo menos desde 2013. Os investigadores afirmam que os criminosos usavam violência e ameaças para controlar atividades econômicas e obrigar moradores a contratar determinados serviços, como internet e venda de gás de cozinha.

A PF também aponta que o grupo seria dividido entre pessoas responsáveis por diferentes funções, como dinheiro, operações e controle dos territórios. Os investigadores ainda apuram possíveis relações entre a organização e agentes públicos.

Os investigados poderão responder por organização criminosa armada, extorsão e lavagem de capitais, além de outros crimes que possam ser identificados durante o andamento das investigações.

Quem é Juninho Varão?

Gilson Ingrácio de Souza Júnior, conhecido como Juninho Varão, é apontado pelas autoridades como líder do grupo conhecido como Bonde do Varão, que atua principalmente em Nova Iguaçu e Seropédica, na Baixada Fluminense.

Segundo as investigações, Juninho Varão fez parte da milícia de Wellington da Silva Braga, o Ecko, morto em 2021. Depois da morte do antigo chefe, ele teria passado a comandar seu próprio grupo.

A influência da organização se concentra em pelo menos cinco bairros de Nova Iguaçu, incluindo a região de Cabuçu, além de áreas de Queimados. O grupo é investigado por cobrar dinheiro de moradores e comerciantes, controlar serviços como internet e gás e participar de disputas violentas por territórios.

Investigações do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) apontam ainda que a organização teria movimentado cerca de R$ 10 milhões em um ano.

Juninho Varão é considerado foragido da Justiça e tem mandados de prisão relacionados à atuação como integrante de organização paramilitar. Em operações realizadas pela Polícia Civil neste ano, foram apreendidos fuzis, coletes à prova de balas e veículos de luxo que, segundo os investigadores, eram usados pelo grupo.

O Disque Denúncia, pede que quem tiver informações sobre a localização de foragidos da Justiça de outros estados escondidos no Rio, entre em contato pelos seguintes canais de atendimento:

Central de atendimento/Call Center: (021) – 2253 1177 ou 0300-253-1177

WhatsApp Anonimizado: (021) ? 2253-1177 (técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa)

Aplicativo: Disque Denúncia RJ

O anonimato é garantido.

Tags:
Edições digital e impressa