A Nutrição Social em residenciais para idosos ainda pode ser considerada relativamente recente, mas é uma tendência. Para a nutricionista Juliana Coutinho, para que esta atividade possa ser implantada e praticada, o profissional de saúde deve conhecer as bases da nutrição social.
Por Redação - do Rio de JaneiroDepois dos 60 anos é comum que parte da alimentação diária ganhe uma atenção maior, principalmente, no que tange aos cuidados com a saúde. Muitas vezes é preciso readequar o paladar, assim como as refeições devido à dificuldade de mastigação ou alguma doença restritiva. Um padrão alimentar equilibrado com atenção às necessidades de cada pessoa pode proporcionar uma melhor condição de saúde e contribuir na prevenção e controle das principais doenças que acometem os idosos. É neste momento que entra a Nutrição Social, especialidade que cria estratégias com ações de promoção da segurança alimentar e nutricional e com foco na saúde da Família.
De acordo com Amanda Araújo, nutricionista chefe da Casa São Luiz, residencial para idosos localizado no Rio de Janeiro, é importante ressaltar que indivíduos acima de 60 anos, tendem a apresentar redução no apetite, gerando assim um baixo consumo alimentar (baixa absorção intestinal) e consequentemente deficiência de nutrientes.
– A equipe da Nutrição presta assistência e educação nutricional com os indivíduos sadios ou enfermos por meio de ações voltadas para a prevenção de doenças, manutenção e recuperação da saúde. Visamos sempre a necessidade de incentivá-los e motivá-los a promoção da saúde, participação efetiva, integração, socialização e tendo como base sempre o bem estar do residente – explica.
Tendência em residenciais para idosos
A Nutrição Social em residenciais para idosos ainda pode ser considerada relativamente recente, mas é uma tendência. Para a nutricionista Juliana Coutinho, para que esta atividade possa ser implantada e praticada, o profissional de saúde deve conhecer as bases da nutrição social, praticar escuta ativa e seguir os programas de políticas públicas respeitando questões culturais, sociais, econômicas, de forma sustentável.
– Tal prática nos proporciona a possibilidade de promover saúde e longevidade em ILPI’s (Instituição de Longa Permanência para Idosos) com disseminação de informação aos residentes e familiares – diz Juliana.
Sobre a Casa São Luiz
A Casa São Luiz é o residencial para idosos mais antigo do país com 132 anos de funcionamento, localizada no bairro do Caju, Zona Portuária do Rio de Janeiro. A Casa vem construindo uma ponte entre a sua história centenária e as necessidades do mundo contemporâneo. Entre seus residentes, 14% são atendidos por filantropia. Hoje possui uma infraestrutura de hotel e equipe de enfermagem completa com coordenadores, supervisores, técnicos e auxiliares de enfermagem, cuidadores que trabalham 24 horas por dia, dando suporte integral a todos para maximizar as condições de saúde e bem-estar dos residentes, focada na melhor qualidade de vida do indivíduo 60+.