O chefe da administração regional de Kiev, Oleksiy Kuleba, disse que as ações militares ocorrem tanto na capital como em cidades na área metropolitana, como Bucha. "Não ignorem os alertas de ataques aéreos. Há uma ameaça com o lançamento de mísseis na região.
Por Redação, com ANSA - de Kiev
Um "ataque maciço" de mísseis russos atinge nesta quarta-feira Kiev, a capital da Ucrânia, informam autoridades locais.
Explosões foram registradas em diversos sistemas de infraestrutura civil, conforme disse o prefeito local, Vitaly Klitschko. Além disso, parte da localidade está sem energia elétrica.
O chefe da administração regional de Kiev, Oleksiy Kuleba, disse que as ações militares ocorrem tanto na capital como em cidades na área metropolitana, como Bucha. "Não ignorem os alertas de ataques aéreos. Há uma ameaça com o lançamento de mísseis na região. Fiquem nos refúgios ou em locais seguros", apelou Kuleba para os moradores.
Há semanas, os ataques da Rússia contra o país focam em infraestrutura civil, especialmente, em plantas energéticas. E, os líderes ucranianos, afirmam que o país está à beira do colapso no setor.
Período de frio
Em uma entrevista para o jornal alemão Bild, Klitschko relatou que o país se prepara para "o pior inverno desde a Segunda Guerra Mundial" e que o período de frio deste ano será "terrível". O prefeito informou que estão sendo tomadas medidas para economizar energia e que não desconsidera a possibilidade de evacuar moradores em caso de piora da situação por falta de eletricidade.
Também nesta quarta, o chefe do Gabinete do presidente Volodymyr Zelensky, Andriy Yermak, afirmou ao Parlamento Europeu que o "sistema elétrico está para colapsar porque o ritmo da destruição supera o da construção". "A ajuda de vocês é vital. Estamos para enfrentar o nosso inverno mais duro", disse aos eurodeputados.
Yermak ainda pontuou que a intensificação dos ataques ocorreu pouco após o Parlamento Europeu classificar a Rússia como um "Estado que patrocina" e que "usa meios do terrorismo" e pediu mais sanções a Moscou.
– Os terroristas confirmam imediatamente serem terroristas: estão lançando mísseis – disse ainda.
ara além dos ataques na capital Kiev, outras explosões ocorreram em várias partes do território ucraniano, como em Kharkiv, Kupyansk, onde duas mortes foram registradas, Odessa e Kherson.