Rio de Janeiro, 10 de Abril de 2025

Novo ranking de supermercados retira Pão de Açúcar do pódio

No lugar mais alto do ranking, permaneceu o grupo francês Carrefour, pelo sétimo ano seguido. A companhia parisiense movimentou R$ 108,1 bilhões em 2022, quase 80% mais que o Assaí Atacadista, na segunda posição. Em quinto lugar, com faturamento de R$ 14 bilhões, ficou o Supermercados BH.

Quinta, 04 de Maio de 2023 às 16:24, por: CdB

No lugar mais alto do ranking, permaneceu o grupo francês Carrefour, pelo sétimo ano seguido. A companhia parisiense movimentou R$ 108,1 bilhões em 2022, quase 80% mais que o Assaí Atacadista, na segunda posição. Em quinto lugar, com faturamento de R$ 14 bilhões, ficou o Supermercados BH.


Por Redação, com ACS - de São Paulo

O Grupo Pão de Açúcar (GPA) caiu do pódio no mais recente Ranking Abras, divulgado anualmente pela Associação Brasileira de Supermercados, nesta quinta-feira. Com um faturamento de R$ 18,5 bilhões em 2022, a companhia perdeu o terceiro lugar para o Grupo Mateus, forte nas regiões Norte e Nordeste do país, que registrou R$ 24,6 bilhões em receita bruta no ano passado.

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O supermercado Pão de Açúcar não consta mais entre os três líderes do setor


No lugar mais alto do ranking, permaneceu o grupo francês Carrefour, pelo sétimo ano seguido. A companhia parisiense movimentou R$ 108,1 bilhões em 2022, quase 80% mais que o Assaí Atacadista, na segunda posição. Em quinto lugar, com faturamento de R$ 14 bilhões, ficou o Supermercados BH.

O ranking da Abras é produzido com a consultoria NielsenIQ, e lista as 30 maiores empresas do setor de supermercados anualmente. Os números foram apresentados em um evento do segmento em São Paulo e e estarão na edição de maio da revista SuperHiper, produzida pela associação. A publicação completa traz também outros dados, como números de lojas e índices de eficiência.

Trimestre


O setor supermercadista somou, segundo a Abras, um faturamento total de R$ 695,7 bilhões em 2022, considerando todos os formatos e canais de distribuição.

O GPA é dono das bandeiras Pão de Açúcar, Compre Bem, Mercado Extra e da colombiana Éxito. No primeiro trimestre deste ano, a companhia registrou prejuízo de R$ 248 milhões. No mesmo período, em 2022, o grupo havia registrado lucro de R$ 1,4 bilhões.

A lista da Abras considera os resultados de 2022, quando, no último trimestre, o GPA registrou prejuízo líquido de R$ 1,1 bilhão. Aos investidores, o grupo disse, na época, ter gasto R$ 227 milhões com reestruturação. Também afirmou ter precisado aumentar contingências trabalhistas e tributárias.

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