O resultado apresentado é 70,7% menor do que o registrado no mesmo período de 2021, quando o ex-presidente da Caixa, Pedro Guimarães, se gabava das vendas de ativos do Banco Público e dos recordes financeiros da instituição. Na comparação com o primeiro trimestre deste ano, houve queda de 27,9% no resultado.
Por Redação - de Brasília
A primeira apresentação de resultados trimestrais da Caixa na gestão de Daniella Marques não foi feita pela presidente da instituição financeira. Mesmo porque o lucro líquido do 2º trimestre de 2022 do Banco Público despencou, fechando o período em R$ 1,8 bilhão. Os dados foram publicados nesta sexta-feira.
O resultado é 70,7% menor do que o registrado no mesmo período de 2021, quando o ex-presidente da Caixa, Pedro Guimarães, se gabava das vendas de ativos do Banco Público e dos recordes financeiros da instituição. Na comparação com o primeiro trimestre deste ano, houve queda de 27,9% no resultado.
CaixaPar
A redução no lucro do banco já era esperada por analistas financeiros. Em 2019, 2020 e 2021, a Caixa obteve grande êxito nos lucros devido a venda de ativos importantes da instituição. Muitos desses ativos estavam com a Caixa Participações, conhecida como CaixaPar, e que parou de operar no final de 2021.
Além disso, houve a abertura de capital da Caixa Seguridade, que contribuiu com o lucro do Banco Público. Agora, após vender todos os ativos, a Caixa não atinge mais lucros recordes. Pelo contrário, trimestre após trimestre, esse lucro vem diminuindo consideravelmente.