O número de ocorrências registradas pela Defesa Civil subiu de 23 para 49 e segue em atualização.
Por Redação, com Agenda do Poder – do Rio de Janeiro
A cidade de Nova Iguaçu permanece em estágio de alerta máximo após o temporal que atingiu o município no sábado. Neste domingo, o prefeito Dudu Reina decretou situação de emergência e criou oficialmente um gabinete de crise, último nível do protocolo de resposta a desastres, acionado diante da gravidade do cenário.

O número de ocorrências registradas pela Defesa Civil subiu de 23 para 49 e segue em atualização. Apesar do aumento nos chamados, não há registro de desabrigados, feridos ou mortos. Em fevereiro, o município já acumulou mais de 300% do volume de chuva esperado para o mês, com mais de 75 milímetros em apenas uma hora durante o temporal.
Entre os principais impactos estão o desabamento de dois imóveis no bairro Carmari e alagamentos em 26 bairros. Também houve extravasamento de água na galeria pluvial do Hospital Geral de Nova Iguaçu, sem prejuízo ao atendimento, que segue normalmente.
Limpeza
Desde as primeiras horas do dia, equipes da prefeitura atuam nas áreas mais críticas, realizando limpeza de vias, rios e córregos, retirada de galhos de árvores e desobstrução de bueiros. O maquinário solicitado ao governador Cláudio Castro já chegou à cidade para reforçar as ações.
O prefeito acompanha pessoalmente os trabalhos nas ruas. Para as próximas horas, a previsão indica manhã com céu parcialmente nublado e sem chuva, mas há possibilidade de novo temporal à tarde e noite chuvosa.