Muitos norte-americanos também estão preocupados com o fato de que o mandato de Trump possa aumentar a distância entre democratas e republicanos em questões como raça, gênero, como as crianças são ensinadas e direitos reprodutivos.
Por Redação, com Reuters – de Washington
Quando as pesquisas de boca de urna das eleições norte-americanas começaram a apontar para um segundo mandato de Donald Trump, muitos cidadãos locais já estavam procurando outro tipo de saída: mudar-se para o exterior.
As pesquisas no Google por “mudança para o Canadá” aumentaram 1.270% nas 24 horas após o fechamento das urnas na Costa Leste dos EUA na terça-feira, segundo dados da empresa. Pesquisas semelhantes sobre mudança para a Nova Zelândia aumentaram quase 2.000%, enquanto para a Austrália, 820%.
No final da noite de quarta-feira, na Costa Leste dos EUA, as buscas sobre emigração estavam atingindo recordes históricos para os três países, de acordo com um funcionário do Google.
A gigante das buscas não fornece números absolutos, mas os dados do site Immigration New Zealand mostraram um registro de cerca de 25 mil novos usuários dos EUA em 7 de novembro, em comparação com 1,5 mil no mesmo dia do ano passado.
Alguns advogados de imigração também estão sendo inundados com consultas.
– A cada meia hora, há uma nova consulta por e-mail – disse Evan Green, sócio-gerente do escritório de advocacia de imigração mais antigo do Canadá, Green and Spiegel.
O súbito entusiasmo pela emigração ecoa o interesse em se mudar para o exterior observado após a vitória de Trump em 2016. Desta vez, no entanto, a eleição do republicano ocorreu após uma campanha particularmente divisiva, na qual quase três quartos dos eleitores dos EUA disseram sentir que a democracia do país está ameaçada, de acordo com as pesquisas de boca de urna da Edison Research.
Democratas e republicanos
Muitos norte-americanos também estão preocupados com o fato de que o mandato de Trump possa aumentar a distância entre democratas e republicanos em questões como raça, gênero, como as crianças são ensinadas e direitos reprodutivos.
– Trump é obviamente o ponto chave, mas também é uma questão social. A maioria dos americanos votou nele e algumas pessoas não se sentem mais confortáveis em viver nesse tipo de sociedade. As pessoas têm medo de perder suas liberdades – disse Green.
Em um grupo do Reddit dedicado aos que estão deixando os EUA, chamado “r/AmerExit”, centenas de pessoas compartilharam sugestões sobre destinos ideais e dicas para obter vistos e empregos. Alguns usuários disseram que temiam por seu país, por sua segurança ou por ambos após a eleição de Trump.
Mesmo antes da eleição, esses temores eram cada vez mais citados pelos norte-americanos que queriam emigrar para o Canadá, de acordo com Heather Bell, consultora de imigração do escritório de advocacia Bell Alliance, de Vancouver.
Poucos, entretanto, conseguem seguir adiante, disse Bell.
– Imigrar para o Canadá não é fácil, especialmente agora que o governo está reduzindo o número de imigrantes temporários e permanentes que vêm para o Canadá – disse ela.