O problema da queda de cabelo sempre alarmou homens e mulheres. Quem nunca se apavorou ao perder mais que alguns fios ao escovar ou lavar os cabelos? A primeira coisa a saber é que a queda diária de 100 a 150 fios é normal e não caracteriza o que se chama de `queda de cabelo`. Este é um processo normal da renovação capiular, e, para cada fio que cai, outro nasce.
Mas, no caso da queda de um volume maior que este, existem formas de tratamento e até da prevenção do problema. A queda de cabelos pode ser provocada tanto por fatores internos, físicos, como por causas externas. Um dos fatores que deve ser observado, é o fator hereditário. é importante conhecer o histórico clínico da família, para constatar se algum parente teve o mesmo caso.
A alimentação é outro fator importante a ser considerado, pois a falta de nutrientes essenciais e ferro pode causar perda dos fios. Dietas bruscas e desequilibradas podem causar esta perda de nutrientes e consequentemente levar a queda dos cabelos.
Durante a gravidez, as alterações hormonais também podem gerar o problema. A amamentação, o uso prolongado de pílulas e a menopausa, também são causas conhecidas.
Outros fatores apontados são o stress, o uso de medicamentos fortes ou agressivos como a quimioterapia, doenças do couro cabeludo, como a seborréia ou a caspa e, isto vale principalmente para alertar as mulheres, o uso em excesso de química, como tinturas e alisamentos. Prender o cabelo em demasia também é prejudicial.
Ou seja, se você quiser ter cabelos saudáveis, é essenssial ter hábitos de vida também saudaveis. Estes hábitos vão refletir na saúde dos seus cabelos. Agora, se a queda já foi constatada, existem vários produtos no mercado para ajudar com o problema. Os melhores incluem em sua composição aminexil e vitaminas. Use também um bom xampu antiqueda e ampolas específicas, que devem ser aplicadas na raíz dos cabelos. Mas anote uma dica importante: não desista do tratamento se não estiver vendo resultados nos primeiros dias. O tempo estimada para a eficácia de um tratamento é, no mínimo, de três meses.