A democrata é representante da região de San Francisco (Califórnia) há 38 anos e chefiou a Casa em dois períodos.
Por Redação, com CartaCapital – de Washington
A democrata Nancy Pelosi, primeira mulher a presidir a Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, anunciou, nesta quinta-feira, que deixará a política nas próximas eleições.

“Não vou disputar a reeleição ao Congresso” nas eleições legislativas de 2026, disse a democrata de 85 anos em um vídeo dirigido principalmente aos seus eleitores de São Francisco, sua cidade natal.
Pelosi é representante da região de São Francisco (Califórnia) há 38 anos e foi presidente da Câmara dos Representantes em dois períodos (2007-2011 e 2019-2023), totalizando oito anos.
Diferentes vertentes democratas
Conhecida por sua habilidade em unir as diferentes vertentes democratas, Pelosi foi uma figura essencial durante a presidência de Barack Obama, com quem conseguiu aprovar uma lei de saúde pública conhecida como “Obamacare”.
A chegada ao poder do republicano Donald Trump a transformou em uma política combativa, disposta a confrontar o mandatário em todos os âmbitos.
– Digo aos meus colegas na Câmara o tempo todo, seja qual for o título que me tenham atribuído (presidente, líder, coordenadora), que não houve maior honra para mim do que estar na Câmara e dizer ‘falo em nome do povo de São Francisco’ – acrescentou Pelosi em sua mensagem.