Alguns dizem que o mundo é dos homens, mas, na verdade, são as mulheres que tomam a maior parte das decisões sobre as compras e o entretenimento, revelou um estudo que pode influenciar a forma como atuam as empresas de publicidade e de mídia. Há muito tempo se aceita a tese de que as mulheres escolhem a maior parte das roupas e dos móveis usados por uma família, mas o estudo da empresa NPD com 51 mil lares norte-americanos mostrou alguns dados interessantes sobre quem toma as decisões a respeito das compras.
Cabe às mulheres escolher quando se trata de qual filme ver, qual restaurante ir e a qual programa de TV assistir, revelou a pesquisa que deve ser divulgada dentro de duas semanas. Os dados indicam que as mulheres também decidem sobre onde sentar na sala do cinema, onde comprar comida e quais convidados frequentam a casa da família. De fato, as únicas áreas em que os homens disseram ter influência é na compra de aparelhos eletrônicos de uso pessoal, na compra do carro da família e no planejamento do orçamento do lar.
As diferenças entre homens e mulheres pode ter implicações na forma como atuam as empresas de propaganda, de comunicações e de educação, disse o analista chefe da NPD, Marshal Cohen, que comandou a pesquisa.
- Qualquer um que gerencie uma marca, que faça propaganda de um produto ou que trabalhe em uma agência de publicidade precisa estar ciente das mudanças no comportamento dos consumidores - afirmou Cohen.
As mulheres têm chances duas vezes maiores de ser atraídas por anúncios de revista enquanto os anúncios de jornal influenciam mais os homens, mostrou o estudo. Por outro lado, os homens costumam com mais frequência mudar de canal quando começam os comerciais. As mulheres têm chances duas vezes maiores de sair da sala.
- Os homens estão envolvidos com as decisões financeiras. Portanto, os anúncios sobre investimento precisam estar nas páginas de esporte ou de negócios de um jornal - afirmou Cohen.
Na escolha de filmes, 20% dos homens entrevistados pela pesquisa disseram relegar essa tarefa às mulheres. Dessas, 9% afirmaram que encarregam os homens de escolher o filme. Quando optam por um restaurante, os homens deixam as mulheres escolherem o local em 36 por cento dos casos. Entre as mulheres, 17% afirmaram relegar essa tarefa aos homens.
No quesito compras também houve diferenças. Segundo Cohen, as mulheres têm chances um terço maiores de dizer que os sapatos afetam sua imagem e possuem uma média de 11,1 pares de sapato em seu armário. Entre os homens, essa média é de 4,5.