Automóvel atinge passeata no centro da cidade, deixando ao menos 28 feridos. Motorista seria requerente de asilo do Afeganistão.
Por Redação, com DW – de Berlim
Um automóvel atropelou um grupo de pessoas no Centro de Munique, na Alemanha, na manhã desta quinta-feira, deixando vários feridos, informou a polícia da capital da Baviera. “O motorista foi preso no local e não representa mais perigo”, disseram os policiais.

O governador de Munique, Markus Söder, afirmou que o incidente se trata de um “possível atentando”. O motorista do automóvel seria um afegão de 24 anos que solicitou asilo na Alemanha. De acordo com autoridades, ele seria conhecido da polícia, suspeito de praticar roubos e por posse de entorpecentes.
Segundo a revista alemã Spiegel, o motorista seria Farhad N., nascido em Cabul em 2001. Ele teria chegado à Alemanha no final de 2016. Antes do atropelamento, ele teria publicado mensagens islamistas nas redes sociais. Uma porta-voz do Ministério Público de Munique confirmou à revista haver “indícios de uma motivação extremista”.
O incidente ocorreu no cruzamento entre as ruas Dachauer e Seidlstraße, no centro da cidade, não muito longe da estação central de Munique. O carro avançou por volta das 10h30 (horário local) sobre uma passeata do sindicato trabalhista Verdi, num dia em que Munique vive algumas greves. De acordo com o jornal alemão Bild, cerca de mil manifestantes participavam do ato.
Manifestantes
O carro teria seguido a passeata e, em determinado momento, furado o bloqueio dos automóveis policiais e avançando sobre os manifestantes a mais de 50 km/h. Policiais teriam atirado contra o carro.
O Corpo de Bombeiros afirmou que atropelamento deixou ao menos 28 feridos. Entre eles, há crianças.
A polícia informou que as causas do incidente estão sendo investigadas. Autoridades descartam que ele tenha relação com a Conferência de Segurança de Munique, que começa nesta sexta-feira na cidade e deve contar com a presença de vários políticos de alto escalão do mundo todo.