Rio de Janeiro, 05 de Dezembro de 2025

Moscou denuncia depredação de monumentos soviéticos na Polônia

A representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, denunciou que os monumentos ao Exército Vermelho localizados na Polônia estão continuamente sendo profanados.

Sexta, 05 de Fevereiro de 2021 às 08:12, por: CdB

A representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, denunciou que os monumentos ao Exército Vermelho localizados na Polônia estão continuamente sendo profanados.

Por Redação, com Sputnik - de Moscou
A representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, denunciou na quinta-feira que os monumentos ao Exército Vermelho localizados na Polônia estão continuamente sendo profanados.
monumento.jpg
Rússia denuncia depredação de monumentos soviéticos na Polônia
No comunicado, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia lembrou que, embora alguns tentem negar, o Exército Vermelho derrotou o nazismo. – A Polônia continua seu ataque ao patrimônio memorial soviético, o que contradiz os princípios do mundo civilizado – alertou Maria Zakharova em uma rede social.

Patrimônio memorial soviético

A luta contra o patrimônio memorial soviético continua, o que contradiz os princípios do mundo civilizado e viola o Acordo Intergovernamental Russo-Polonês. Os monumentos aos nossos soldados libertadores em Ogrodzieniec e Rzeczyn foram profanados. Segundo ela, "embora na Polônia, mais uma vez, eles mostrem amostras de "memória histórica seletiva distorcendo diferentes eventos da Segunda Guerra Mundial, isso não mudará o principal: o Exército Vermelho fez uma contribuição decisiva para a derrota da Alemanha nazista e a libertação da Europa do nazismo". Zakharova: os elementos da ordem mundial do pós-guerra determinados em Yalta e Potsdam continuam a desempenhar um papel fundamental hoje, quando o mundo está em um estágio difícil de seu desenvolvimento. Um novo sistema policêntrico é formado na arena política global.
Edições digital e impressa