O ministro das Finanças do Japão, Sadakazu Tanigaki, anunciou ao secretário do Tesouro dos Estados Unidos, John Snow, que vai adotar medidas apropriadas se as taxas de câmbio não refletirem os fundamentos da economia.
- Se houver movimentos especulativos que vão além disso, vamos agir - disse Tanigaki a jornalistas neste sábado, depois de ter tomado café-da-manhã com Snow.
Ambos participam da reunião do Grupo dos Sete Países mais ricos (G-7).
O ministro japonês evitou reproduzir os comentários do colega americano e também negou que tenham conversado sobre as intervenções no câmbio feitas pelo Japão, que vendeu 7 trilhões de ienes só em janeiro.
Enquanto ministros europeus enfatizaram que a volatilidade dos mercados de câmbio é o principal tópico das discussões do G-7, Snow disse que o tema crucial e a manutenção do crescimento econômico global.
- O foco da conferência, do meu ponto de vista, continuará a ser o crescimento e o que nós, como ministros, podemos fazer para apoiar esse movimento nos nossos países e nos países em desenvolvimento - afirmou por intermédio de um porta-voz.
A desvalorização do dólar frente ao euro tem prejudicado as exportações dos países europeus.
Ministro das Finanças do Japão age contra a volatilidade do câmbio
Arquivado em:
Sábado, 07 de Fevereiro de 2004 às 17:55, por: CdB