O ministro do Turismo, Walfrido Mares Guia, anunciou hoje, na abertura do 32º Congresso Nacional de Turismo, no Riocentro, aumento de 60% no orçamento da pasta para 2005, já autorizado pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
- Nós vamos para R$ 388 milhões no orçamento básico do Ministério, contra R$ 228 milhões este ano - revelou.
O ministro informou que as prioridades no próximo exercício serão promoção, desenvolvimento da infra-estrutura e qualificação do pessoal. Mares Guia esclareceu que a atual conjuntura econômica está favorecendo o desenvolvimento do turismo que, em termos globais, cresce o dobro da economia básica. "Se o turismo (no Brasil) vai crescer 4,5%, tudo indica que o turismo pode crescer 9%".
O que ultrapassar essa faixa é mérito de uma política de turismo de descentralização de recursos, fortalecimento da equipe, foco em problemas fundamentais, promoção, marketing e apoio à comercialização dos produtos turísticos brasileiros e dos serviços no exterior, além do reforço dos orçamentos de propaganda e publicidade e financiamento ao micro e pequeno empresários, segundo o minisrtro.
- Tudo isso o governo está fazendo há 22 meses - disse, acrescentando que os vôos estão crescendo a 17% dentro do Brasil e 15% os internacionais e a entrada de dólares até 30 de setembro passado evoluiu 33%.
- Estamos com quase U$350 milhões de superávit na conta de turismo, com os brasileiros viajando mais para fora, mas os estrangeiros vindo mais ainda para o Brasil - O ministro indicou também como resultados positivos do setor a criação de novos destinos e o aumento da competitividade e geração de empregos.