Rio de Janeiro, 08 de Dezembro de 2025

Margareth Menezes é convidada por Lula a se filiar e ser candidata do PT

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, recebe convite de Lula para se filiar ao PT e avaliar candidatura em 2026 ou 2030, destacando sua visibilidade política.

Terça, 21 de Outubro de 2025 às 20:39, por: CdB

No governo desde janeiro de 2023, quando assumiu o Ministério da Cultura no terceiro mandato de Lula, Margareth Menezes tornou-se uma das figuras de maior visibilidade da Esplanada.

Por Redação – de Brasília

Ministra da Cultura, a artista Margareth Menezes recebeu um convite pessoal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que ela se filie ao PT. A presença da cantora abre caminho para que a titular da Cultura avalie disputar um cargo eletivo nas próximas eleições, seja em 2026 para a Câmara ou 2030, no pleito municipal.

Margareth Menezes é convidada por Lula a se filiar e ser candidata do PT | Lula convidou Margareth Menezes para ser candidata pelo PT, em Salvador
Lula convidou Margareth Menezes para ser candidata pelo PT, em Salvador

O convite, conforme apurou o jornalista Igor Gadelha em sua coluna, no site brasiliense de notícias ‘Metrópoles’, nesta terça-feira, ocorreu durante um jantar com líderes do partido há mais de um mês. Até agora, porém, a ministra ainda não teria confirmado uma data para assinar a ficha de filiação ao partido.

O colunista registrou, ainda, que Lula é um entusiasta da filiação e incentiva que Margareth entre para a disputa eleitoral em breve, com alternativas que vão de uma vaga na Câmara e até à Prefeitura de Salvador, domicílio eleitoral da ministra.

 

Palanque

No governo desde janeiro de 2023, quando assumiu o Ministério da Cultura no terceiro mandato de Lula, Margareth Menezes tornou-se uma das figuras de maior visibilidade da Esplanada. Cantora e compositora, ela chegou ao cargo com indicação da primeira-dama Janja, de quem costuma acompanhar agendas públicas

A coluna lembra ainda que a ministra tem sido homenageada em eventos — como o jantar do grupo Prerrogativas — e que seu nome é visto por petistas como competitivo para projetos eleitorais na Bahia, especialmente na capital baiana. O convite formal para a filiação reforça essa leitura interna no PT, e aponta para uma estratégia de ampliar a presença de quadros do governo em disputas locais estratégicas.

Edições digital e impressa