Rio de Janeiro, 05 de Dezembro de 2025

Meta lança alertas no WhatsApp e Messenger contra golpes a idosos

A Meta introduz novos recursos no WhatsApp e Messenger para proteger idosos contra fraudes, alertando sobre golpes e oferecendo dicas de segurança.

Terça, 21 de Outubro de 2025 às 14:32, por: CdB

De acordo com o Internet Crime Report 2024 do FBI, as pessoas com mais de 60 anos nos Estados Unidos perderam um total de US$ 4,8 bilhões em fraudes somente no ano passado.

Por Redação, com Europa Press – de São Francisco

A Meta alertou sobre golpes direcionados a pessoas idosas na Internet, compartilhando novos recursos incorporados em suas plataformas de mensagens WhatsApp e Messenger para alertar sobre esses golpes em bate-papos, além de compartilhar dicas sobre como evitar os golpes mais comuns.

Meta lança alertas no WhatsApp e Messenger contra golpes a idosos | WhatsApp e Messenger ganham recursos para combater golpes em idosos
WhatsApp e Messenger ganham recursos para combater golpes em idosos

Como parte do Mês de Conscientização sobre Segurança Cibernética, a empresa liderada por Mark Zuckerberg compartilhou seus mais recentes desenvolvimentos e pesquisas nessa área, como parte de sua campanha global para aumentar a conscientização contra golpes, especialmente contra idosos.

De acordo com o Internet Crime Report 2024 do FBI, as pessoas com mais de 60 anos nos Estados Unidos perderam um total de US$ 4,8 bilhões em fraudes somente no ano passado. Isso ocorre porque os criminosos empregam uma variedade de táticas para ganhar a confiança dos usuários e, às vezes, conseguem comprometer suas contas on-line, geralmente com o objetivo de fraudar seus contatos próximos.

Para lidar com esse tipo de ação, o Meta trabalha com pesquisadores de código aberto da Graphika para detectar e desmantelar golpes direcionados a adultos mais velhos on-line e, quando eles identificam esses golpes em seus aplicativos, tomam medidas para bloquear os sites dos agentes mal-intencionados em suas plataformas, além de excluir suas contas.

Deve-se observar que, como o Meta especificou em uma declaração, durante este ano eles detectaram e interromperam quase 8 milhões de contas no Facebook e no Instagram associadas a sites de golpes criminosos que visam pessoas, incluindo idosos, globalmente por meio de mensagens, mídias sociais e criptomoedas.

Alguns dos golpes a serem observados incluem serviços falsos de renovação de casas e de alívio de dívidas. Nesses casos, os golpistas criam sites projetados para solicitar informações pessoais sob o pretexto de oferecer benefícios fictícios do governo para idosos, como alívio de dívidas ou reformas domésticas gratuitas ou de baixo custo.

Também alertou sobre golpes fraudulentos de serviços de recuperação de dinheiro, que aparecem em plataformas como Facebook, Instagram, Telegram, Threads, TikTok, YouTube e X, fazendo-se passar pelo site oficial do Internet Crime Complaint Center (IC3) do FBI sob o pretexto de ajudar as pessoas a recuperar fundos, inclusive de golpes de criptomoeda.

Também foram identificados golpes em que contas e páginas do Facebook foram criadas como representantes de atendimento ao cliente de companhias aéreas, agências de viagem ou bancos. Nesse caso, os golpistas responderam a comentários em publicações oficiais na tentativa de redirecionar os usuários para mensagens diretas.

Novas ferramentas de alerta de fraude

Em resposta a esses tipos de golpes, o Meta implementou novos recursos de alerta para avisar os usuários sobre possíveis golpes nos bate-papos do WhatsApp e do Facebook.

No caso do WhatsApp, a Meta adicionou avisos que aparecem quando os usuários tentam compartilhar sua tela com um contato desconhecido durante uma chamada de vídeo, evitando que eles sejam enganados para revelar informações confidenciais, como detalhes bancários ou códigos de verificação.

No aviso, aparece uma notificação informando que você só deve compartilhar sua tela com pessoas de sua confiança, pois elas poderão ver todas as informações, inclusive dados confidenciais. Caso queira compartilhar a tela mesmo assim, clique no botão “Continuar”.

No Messenger, o Meta começou a testar uma detecção mais avançada de fraudes em bate-papos. Em particular, ele envia avisos quando um novo contato envia uma mensagem potencialmente fraudulenta, alertando sobre as possíveis causas e os sinais comuns de golpes identificados.

Além disso, também oferece uma opção para enviar mensagens de bate-papos recentes para que a Inteligência Artificial (IA) analise e identifique possíveis fraudes. Os usuários poderão bloquear e denunciar contas suspeitas.

Por fim, no Facebook, Messenger e WhatsApp, os usuários agora podem configurar senhas para tornar mais seguro o login com a impressão digital, o rosto ou o PIN usado no dispositivo móvel.

Tudo isso é complementado pela opção Verificação de segurança do Facebook e do Instagram, que analisa as configurações de segurança da plataforma e compartilha recomendações, como a atualização da senha, se necessário.

Dicas para evitar golpes direcionados a idosos

Com tudo isso, o Meta também compartilhou algumas dicas que devem ser levadas em consideração para se manter seguro contra os golpes mais comuns, especialmente para adultos mais velhos que usam suas plataformas.

Assim, o Meta recomendou ter cuidado com mensagens ou ligações não solicitadas, evitando compartilhar informações pessoais, financeiras ou números de contas. Empresas legítimas e órgãos governamentais não solicitarão essas informações sem aviso prévio.

A empresa também detalhou que os golpistas geralmente criam um “falso senso” de urgência ou pânico, portanto, se alguém pressionar por uma tarefa, isso é um sinal de alerta. “Converse um pouco com alguém de sua confiança antes de responder.

Por fim, o Meta enfatizou a importância de usar os canais oficiais de atendimento ao cliente, evitando clicar em links em e-mails ou mensagens de texto.

Em consonância com isso, a empresa de tecnologia também recomendou discutir essas questões com os idosos potencialmente afetados, informando-os de que os golpes podem atingir qualquer pessoa e que é importante discutir suas preocupações com alguém de confiança antes de agir de acordo com uma solicitação suspeita.

A empresa também anunciou que se juntou ao National Elder Fraud Coordination Center (NEFCC), uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo combater fraudes direcionadas a idosos nos EUA.

No caso da Europa, a Meta fez parceria com vários centros de criação de conteúdo para conscientizar os idosos sobre como detectar e se proteger de fraudes, inclusive com a criadora Oliva Sinhache na Espanha.

Edições digital e impressa