Rio de Janeiro, 19 de Julho de 2025

Meta é acusada de expor mensagens privadas trocadas com IA

Usuários alertam sobre falhas de privacidade no Meta AI, expondo mensagens privadas sem consentimento. Entenda o problema e suas implicações.

Sexta, 13 de Junho de 2025 às 10:32, por: CdB

Nas últimas horas, muitos usuários e especialistas em segurança cibernética estão alertando para um problema sério que está afetando a privacidade dos usuários que começaram a usar o aplicativo Meta AI.

Por Redação, com Europa Press – de São Francisco

O aplicativo Meta AI está tornando públicas as mensagens privadas que as pessoas trocam com o assistente de Inteligência Artificial (AI) do Meta, devido à sua integração com o Instagram e sem que aqueles que escrevem essas mensagens estejam cientes disso.

Meta é acusada de expor mensagens privadas trocadas com IA | Conversas com IA da Meta são publicadas por engano
Conversas com IA da Meta são publicadas por engano

Nas últimas horas, muitos usuários e especialistas em segurança cibernética estão alertando para um problema sério que está afetando a privacidade dos usuários que começaram a usar o aplicativo Meta AI, lançado pela empresa liderada por Mark Zuckerberg em 29 de abril.

Alerta

Especificamente, ao fazer uma pergunta, se estiver conectado ao aplicativo com o Instagram, aparece um botão “compartilhar” que leva a uma visualização da postagem que mostra a conversa que o usuário está tendo com o chatbot.

O problema é que o simples clique nessa opção faz com que as conversas apareçam publicamente no feed do Discover, sem o conhecimento do usuário, pois o Meta não informa aos usuários em suas configurações de privacidade quando e onde elas são publicadas.

A especialista em segurança cibernética Rachel Tobac mencionou alguns casos em que os usuários publicaram conteúdo pessoal sem saber, exibindo informações sobre tópicos relacionados a problemas médicos, crimes cometidos, dúvidas sobre a legalidade de determinadas ações ou seu próprio endereço residencial, entre outras coisas, de acordo com uma publicação em seu perfil no X.

Esse é um novo capítulo na história dos problemas da Meta com a privacidade dos dados pessoais dos usuários de seus aplicativos.

Edições digital e impressa