Rio de Janeiro, 22 de Dezembro de 2024

MEC anuncia construção de um CEFET em São Gonçalo

Arquivado em:
Sexta, 15 de Abril de 2005 às 09:13, por: CdB

O representante do Ministério da Educação no Estado do Rio de Janeiro, professor William Campos, anunciou nesta quinta-feira, durante almoço com os secretários de Educação de São Gonçalo, professor Eugenio Abreu, e de Niterói, professor Waldeck Carneiro, que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai realizar uma antiga aspiração gonçalense e construir no município, a partir do ano que vem, uma unidade do Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET). Segundo William Campos, "a construção do CEFET é o resgate de uma promessa que a administração passada, de FHC, fez e não cumpriu".

- É importante frisar a importância de uma unidade do CEFET para São Gonçalo, que ainda não dispõe de uma  universidade pública. O governo Lula, ao contrário da gestão de FHC, é sensível ao anseio da população gonçalense, que já demonstrou o seu desejo de ter uma unidade educacional voltada para o setor tecnológico. Além de uma vocação da cidade, que tende a crescer no campo industrial, esta escola vai oferecer não apenas a formação técnica dos alunos, mas abrirá vagas universitárias e até de pós-graduação - afirmou.

Ainda segundo o professor William, a escolha do local onde o CEFET será construído "é uma atribuição exclusiva" do município de São Gonçalo, e esta definição deverá estar disponível até dezembro deste ano, para que as obras sejam iniciadas em início de 2006. O custo da construção também foi reduzido.

- Já fui secretário estadual de Educação e contruí muitas escolas no Estado do Rio. Portanto, sei que os R$ 3 milhões orçados anteriormente estavam muito acima do que será efetivamente necessário para instalar uma bela unidade do CEFET - disse.

Para o secretário Eugenio Abreu, receber em primeira-mão a notícia de que São Gonçalo terá uma unidade do CEFET é motivo de satisfação. Ele ouviu do representante do MEC que, ainda este ano, a cidade deverá sediar um dos principais encontros nacionais, promovidos pelo governo federal, sobre a qualidade do ensino no país.

- São Gonçalo apresenta, hoje, condições plenas para desenvolver projetos inovadores na área educacional e, sem nenhuma dúvida, o apoio do MEC é importante para a realização destes objetivos.

Qualidade da Educação

Ainda durante o encontro, o representante do MEC ressaltou que melhorar a qualidade do ensino deve ser o principal foco dos administradores na área da Educação. Números apresentados por uma série de pesquisas realizadas, em âmbito nacional, demonstram que o país necessita, com urgência, de iniciativas voltadas para a melhor qualificação de alunos e professores.

- Nosso principal objetivo, aqui no MEC, é melhorar a qualidade do professor e a média de alunos nas escolas. Instrumentos para isso não faltam. Temos desde o Salário Educação até as demais fontes de financiamento previstas no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Escola Básica (Fundeb), que permitem o desenvolvimento de mecanismos adequados ao aprimoramento dos professores e a melhor qualificação dos alunos, principalmente naquelas matérias onde estas deficiências são mais percebidas, como o Português e a Matemática  - acrescentou William Campos.

Em Niterói, segundo o secretário Waldeck Carneiro, a qualificação dos professores e a melhoria do ensino como um todo ganhou um importante aliado: a diretoria de Projetos Especiais da Secretaria Municipal de Educação, que tem a frente o professor Marcelo Costa, também presente ao encontro.

- Esta nova diretoria nos permitirá o acesso a novas fontes de financiamento para a qualificação de alunos e professores em Niterói. Através dos projetos especiais, poderemos ampliar o volume de recursos aplicados em Educação, seja com novos instrumentos nas áreas pedagógicas e de comunicação para professores e alunos, seja na formação de parcerias com instâncias de governo e mesmo com a iniciativa privada - disse.

Na área da educação infantil, Niterói também apresentou

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo