O jornal The Times informou nesta quarta-feira que um marroquino suspeito de planejar os ataques de 11 de setembro nos EUA compareceu no último dia 28 ante um tribunal de Londres e um um porta-voz da Scotland Yard confirmou nesta quarta-feira que o detido é Farid Hilali, de 35 anos. Ele compareceu na última segunda-feira diante do tribunal de Bow Street, de Londres, por uma ordem européia de detenção em relação a supostas atividades terroristas.
Segundo a mesma fonte, Hilali, a quem o jornal assinala como cúmplice da célula que cometeu os atentados de 11 de março em Madri, permanece em custódia e deverá apresentar-se outra vez à Justiça em 5 de julho. Hilali foi detido formalmente na última segunda-feira, embora já tivesse sido detido em setembro passado por entrar ilegalmente no país, segundo a Scotland Yard.
O jornal disse ainda que Hilali é o primeiro importante suspeito de atividades terroristas detido no Reino Unido em virtude das novas ordens de detenção européias criadas para melhorar a cooperação entre os países em matéria de luta antiterrorista.
Segundo o The Times, Hilali é conhecido aparentemente como Shakur, que teria telefonado para o suposto chefe da célula da Al Qaeda em Madri antes dos atentados de 11 de setembro de 2001.