Durante a ressaca, a recomendação é para que as pessoas evitem banho de mar, prática de esportes aquáticos e até pedalar na orla se as ondas estiverem alcançando a ciclovia.
Por Redação, com Agenda do Poder – do Rio de Janeiro
A Marinha do Brasil emitiu nesta sexta-feira um aviso de ressaca para a orla do Rio, com ondas que podem atingir até 3m de altura. O alerta, anunciado pelo Centro de Operações e Resiliência da Prefeitura do Rio, será das 12h deste sábado até as 6h da próxima segunda.

Durante a ressaca, a recomendação é para que as pessoas evitem banho de mar, prática de esportes aquáticos e até pedalar na orla se as ondas estiverem alcançando a ciclovia (veja abaixo todas as recomendações).
As praias cariocas já vêm registrando um aumento expressivo de ocorrências, com ondas de até 2,5m. Entre as 7h do dia 31 de dezembro e as 19h do dia 1º de janeiro, foram contabilizados 1.167 resgates apenas na capital fluminense, segundo balanço divulgado pelo Corpo de Bombeiros.
Copacabana e Ipanema concentraram a maior parte das ocorrências, com 396 e 399 salvamentos, respectivamente. Na virada anterior, de 2024 para 2025, haviam sido registrados apenas 29 salvamentos na capital.
Quais são as recomendações da Marinha
Evite banho de mar e a prática de esportes aquáticos em áreas com condições de ressaca.
Não permaneça em mirantes na orla ou em locais próximos ao mar durante o período do aviso.
Os frequentadores de praias devem seguir rigorosamente as orientações das equipes do Corpo de Bombeiros.
Pescadores devem evitar navegar enquanto a ressaca estiver ativa.
Evite pedalar de bicicleta na orla se as ondas estiverem alcançando a ciclovia.
Em caso de acidentes no mar, não tente resgatar vítimas por conta própria. Acione imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.