O ex-astro do futebol Diego Maradona já está em Buenos Aires para passar o Natal com a família, apesar de seu médico ter desaconselhado a viagem. Maradona, que continua realizando tratamento contra o vício de drogas em Havana, participará na próxima semana da formatura de sua filha Dalma na escola superior. O ex-jogador evitou contato com a imprensa logo depois de descer do avião procedente do Panamá.
Maradona, de 44 anos de idade, partiu rumo à Cidade do Panamá, onde pegou imediatamente uma conexão para o aeroporto internacional de Ezeiza, a 42 quilômetros a oeste de Buenos Aires.
De muito bom humor, com barba e um pouco mais gordo do que quando deixou a Argentina, em setembro, Maradona saudou as filhas com emoção e saiu em uma caminhonete dirigia por sua ex-mulher, Claudia Villafañe. Diego, que levou a seleção argentina a ganhar o título mundial no México em 1986, disse diversas vezes que luta contra o vício há mais de 20 anos.
Seu médico pessoal, Alfredo Cahe, disse à Reuters na semana passada que era contra a decisão de Maradona de interromper o tratamento no Centro de Saúde Mental (Censam) em Havana.
Nem as autoridades cubanas, nem os responsáveis pelo tratamento fizeram declarações.
Maradona sofreu uma crise cardíaca em abril que provocou temores sobre sua vida e passou 10 dias em terapia intensiva. Multidões de admiradores fizeram uma vigília na frente da clínica onde o ídolo dos argentinos estava internado.
Depois da internação, o ex-jogador foi levado pela família para uma instituição psiquiátrica nos arredores de Buenos Aires. Maradona abandonou a clínica em setembro e viajou para Cuba. O argentino passou grande parte dos últimos quatro anos em tratamento na ilha caribenha.