Rio de Janeiro, 22 de Dezembro de 2024

Maoístas matam 10 soldados do Nepal

Arquivado em:
Domingo, 19 de Dezembro de 2004 às 10:14, por: CdB

Rebeldes maoístas do Nepal emboscaram uma patrulha do Exército no leste do país neste domingo, matando 10 soldados, disse um oficial militar, no mais recente surto de violência nesse país do Himalaia abalado pela revolta.

Pelo menos 70 pessoas foram mortas no Nepal desde a semana passada, já que a guerrilha intensificou os ataques antes do prazo de 13 de janeiro estabelecido pelo primeiro-ministro Sher Bahadur Deuba para que entrem em negociações de paz.

O ataque aconteceu na aldeia de Mude, no distrito de Sindhupalchowk, base maoísta a 100 quilômetros ao leste da capital.

"Perdemos 10 homens," disse o oficial do Exército. "Os maoístas podem ter sofrido perdas também na batalha que surgiu depois da emboscada."

Os rebeldes lutam desde 1996 para derrubar a monarquia constitucional do país e estabelecer um regime comunista.

Mais de 10.000 pessoas foram mortas na violência que toma conta desse reino espremido entre a Índia e a China.

Os rebeldes rejeitaram o prazo de Deuba, estabelecido no mês passado. Ele prometeu realizar eleições nacionais em abril se os maoístas não aceitarem a data.

Os rebeldes são contra as eleições no atual sistema. Eles querem formar uma assembléia para fazer uma nova constituição para decidir o futuro da monarquia.

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo