Rio de Janeiro, 29 de Março de 2025

Mais de 230 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas no último mês

Os dados constam na plataforma Vigidesastres, desenvolvida pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) da SES-RJ, que reúne informações de desastres causados por eventos climáticos nos municípios fluminenses e os danos causados. 

Segunda, 18 de Março de 2024 às 14:50, por: CdB

Os dados constam na plataforma Vigidesastres, desenvolvida pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) da SES-RJ, que reúne informações de desastres causados por eventos climáticos nos municípios fluminenses e os danos causados. 


Por Redação, com Brasil de Fato - do Rio de Janeiro


No último mês, nove pessoas morreram e mais de 230 mil foram atingidas por eventos climáticos no Estado do Rio. Os dados são de um levantamento feito pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ). O monitoramento aponta ainda que 21 unidades públicas de saúde foram afetadas em diversos municípios, ocasionando perda de medicamentos e prejuízos no atendimento à população.




chuvasrio.jpg
Foram registrados 36 eventos climáticos adversos, que resultaram em 9 mortes e milhares de desalojados no Estado

Os dados constam na plataforma Vigidesastres, desenvolvida pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) da SES-RJ, que reúne informações de desastres causados por eventos climáticos nos municípios fluminenses e os danos causados. Este é o primeiro verão em que a secretaria conta com o auxílio da plataforma.


No período analisado, 23 municípios foram impactados em 36 eventos, a maioria relacionados a chuvas intensas e enxurradas entre 5 de fevereiro e 6 de março. Dos atingidos pelos eventos climáticos no estado, mais de 7 mil ficaram desalojados.

Continue lendo

Entre os municípios atingidos estão: Barra do Piraí, com três ocorrências, Engenheiro Paulo de Frontin (3), Teresópolis (2), Resende (2), Vassouras (2), Japeri (2), Nova Iguaçu (2) e Magé (2).


Segundo a SES-RJ, a pasta tem enviado às cidades atingidas hipoclorito de sódio para potabilização de água para consumo humano, medicamentos, e insumos. No período analisado, seis municípios solicitaram apoio: Queimados, Paracambi, Mendes, Japeri, Engenheiro Paulo de Frontin e Barra do Piraí.


De acordo com secretária Silvia Carvalho, superintendente de Emergências em Saúde Pública da SES-RJ, uma preocupação recorrente é o aumento no número de casos de doenças de veiculação hídrica, que são aquelas transmitidas por água e lama contaminadas.


– São inúmeros os microrganismos que podem provocar adoecimento. Eles se manifestam diretamente através de doenças como leptospirose, doenças diarreicas, entre outras, e indiretamente, como a dengue, que se torna uma preocupação ainda maior devido ao cenário epidêmico. São doenças sérias que, sem o manejo clínico adequado e no tempo oportuno, podem causar internações e óbitos – alerta.



Elevados Engenheiro Freyssinet e Rufino Pizarro serão fechados para manutenção


A CET-Rio informa que os elevados Engenheiro Freyssinet (elevado sobre a Avenida Paulo de Frontin) e Rufino Pizarro serão fechados, nesta segunda-feira, no sentido Zona Norte, das 23h30 às 5h, para serviços de manutenção. Os motoristas terão como rota alternativa seguir pela Avenida Paulo de Frontin.


Sinalização específica será instalada para orientar e alertar os motoristas. Operadores da CET-Rio vão monitorar as condições do trânsito e atuar, se necessário.



Elevado das Bandeiras


O tablado inferior do Elevado das Bandeiras será fechado, nesta segunda-feira, pista sentido São Conrado, das 22h30 às 4h30, para manutenção de rotina. A ligação Barra da Tijuca-São Conrado será feita por meio da pista do tablado superior, que estará operando em direção a São Conrado. Agentes da CET-Rio estarão no local para orientar os motoristas.


Essa programação poderá ser suspensa devido a condições climáticas ou a questões operacionais da cidade.




Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo