Rio de Janeiro, 05 de Dezembro de 2025

Exposição no Rio explora a virada do ano napolitana

Descubra a exposição 'Napoli Explosion' no Rio, que celebra a virada do ano em Nápoles com fotos e documentário sobre fogos de artifício e tradições.

Quinta, 04 de Dezembro de 2025 às 14:55, por: CdB

Nos últimos instantes de 31 de dezembro, Nápoles transforma o antigo temor ao vulcão Vesúvio em uma explosão coletiva de luzes e cores, uma tradição que encontra uma grande afinidade com a virada de Ano Novo em Copacabana.

Por Redação, com ANSA – de Roma, Rio de Janeiro

A virada do ano em Nápoles, no sul da Itália, é o tema de uma exposição no Rio de Janeiro, que estará em cartaz no Polo Cultural ItalianoRio, situado na Casa d’Italia, entre 11 de dezembro e 7 de fevereiro. Mario Amura: Napoli Explosion. Fogos, Cores, Luzes traz 20 fotografias e um documentário de 18 minutos dedicados a um dos rituais mais sugestivos do Mediterrâneo.

Exposição no Rio explora a virada do ano napolitana | Imagem das celebrações de Ano Novo em Nápoles feita por Amura
Imagem das celebrações de Ano Novo em Nápoles feita por Amura

Nos últimos instantes de 31 de dezembro, Nápoles transforma o antigo temor ao vulcão Vesúvio em uma explosão coletiva de luzes e cores, uma tradição que encontra uma grande afinidade com a virada de Ano Novo em Copacabana.

As obras de Amura não descrevem, elas evocam. Nuvens, criaturas e constelações parecem emergir da escuridão em uma metamorfose luminosa com um toque quase cósmico. A mostra destaca o diálogo ideal entre Nápoles e Rio, duas cidades distantes, mas unidas pela mesmo desejo de celebração, luz e participação popular.

– Vista de cima, a baía [de Nápoles] se transforma em um horizonte invertido – diz Amura, que documenta esse ritual coletivo há 13 anos, subindo o Monte Faito a cada 31 de dezembro para observar o lançamento de milhares de fogos de artifício.

O evento, patrocinado por diversas empresas italianas e internacionais através da Lei Brasileira de Incentivo à Cultura, integra o programa cultural 2025 do Polo ItaliaNoRio, uma iniciativa conjunta do Consulado Geral da Itália, do Instituto Italiano de Cultura e do Instituto Europeu de Design.

Nápoles

A mostra coincide com as comemorações dos 2,5 mil anos da fundação de Nápoles e oferece uma nova interpretação iconográfica do Vesúvio: não mais um símbolo de ameaça, mas uma presença silenciosa banhada pela luz das festividades.

Para Sylvain Bellenger, ex-diretor do Museu Capodimonte, “Napoli Explosion” é “um encontro singular entre fotografia, pintura e arte pirotécnica”. Uma criatividade colaborativa que, como destaca o historiador da arte Salvatore Settis, surge da participação simultânea e involuntária de milhares de cidadãos, criadores involuntários de uma única e grandiosa obra coletiva.

Com entrada gratuita, a exposição estará aberta de segunda a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados, das 10h às 17h, na Casa d’Italia, no Centro do Rio de Janeiro. 

Edições digital e impressa