Alexandre Padilha esteve com o vice-prefeito e o secretário municipal de Saúde na quinta em inaugurações no Hospital do Andaraí e no Cardoso Fontes, que também recebeu melhorias.
Por Redação, com Agenda do Poder – do Rio de Janeiro
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, cumpriu agenda no Rio na quinta-feira para marcar o primeiro ano da gestão compartilhada dos hospitais federais com a prefeitura do Rio. Ao lado do vice-prefeito Eduardo Cavaliere (PSD) e do secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, Padilha inaugurou as instalações definitivas do Centro de Emergência Regional (CER) do Hospital Federal do Andaraí, na Zona Norte, e entregou novas alas no Hospital Cardoso Fontes, em Jacarepaguá.

Segundo o balanço apresentado, R$ 910 milhões foram investidos na reestruturação das duas unidades. No Andaraí, a nova emergência começou a funcionar ainda na quinta, a partir das 19h, e tem capacidade estimada de atender 167 mil pessoas por ano, o dobro do registrado antes da intervenção. O setor, que operava de forma provisória desde fevereiro, agora ocupa o primeiro andar com consultórios, salas de classificação de risco e área de estabilização.
– É uma alegria inaugurar essa nova área de urgência e emergência, que já começa a funcionar hoje à noite, 24 horas por dia. Saímos de cerca de 50% de taxa de ocupação de leitos aqui para mais de 80%, e mais do que dobramos os procedimentos de cirurgias – afirmou Padilha.
Também foi reaberto o restaurante do hospital, fechado há 12 anos, agora com estrutura para produzir 3,2 mil refeições diárias.
Entregas no Hospital Cardoso Fontes
No Cardoso Fontes, na Zona Oeste, a comitiva entregou as obras do Prédio B, que reúne setores administrativos, o novo Centro de Estudos e a climatização das enfermarias. A unidade ampliou equipes e serviços após a gestão compartilhada: o número de funcionários cresceu 57% e as cirurgias aumentaram 32% no último ano, segundo a prefeitura.
– A prefeitura aumentou muito a capacidade dos hospitais, mesmo com as obras em andamento. É fruto de um planejamento que beneficia a população carioca – disse o vice-prefeito Eduardo Cavaliere.
Expansão da gestão compartilhada
A reestruturação deve seguir até o primeiro semestre de 2026, com entregas previstas do centro cirúrgico e do setor de oncologia definitivos do Andaraí. Padilha também adiantou que a gestão compartilhada será ampliada: a partir de 13 de dezembro, o Hospital dos Servidores e o Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (Unirio) entram no modelo.
O ministro afirmou ainda que o governo negocia financiamento com o Banco do Brics para modernizar o parque tecnológico da rede federal no Rio.