Rio de Janeiro, 05 de Dezembro de 2025

Lula encerra giro pela Ásia com bagagem lotada de sucessos

Lula conclui viagem ao Sudeste Asiático com importantes avanços na cooperação econômica e encontros bilaterais, incluindo reunião com Trump.

Segunda, 27 de Outubro de 2025 às 20:34, por: CdB

Lula encerra a viagem ao Sudeste Asiático, iniciada na última quinta-feira com visita oficial à Indonésia, com uma série de sucessos na bagagem.

Por Redação, com ABr – de Kuala Lumpur

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cumpriu, nesta segunda-feira, seu quinto e último dia de agenda no Sudeste Asiático. Na capital malásia, Lula participou da abertura da 20ª Cúpula da Ásia do Leste. Compareceu, também, a um jantar de gala, oferecido pelo presidente do país, Anwar Ibrahim, e pela primeira-dama, Wan Azizah Wan Ismail.  

Lula encerra giro pela Ásia com bagagem lotada de sucessos | Lula encerra o giro pela Ásia com desempenho dentro do previsto pelo Itamaraty
Lula encerra o giro pela Ásia com desempenho dentro do previsto pelo Itamaraty

Lula encerra a viagem ao Sudeste Asiático, iniciada na última quinta-feira com visita oficial à Indonésia, com uma série de sucessos na bagagem. Tratou, principalmente, da cooperação econômica entre o Brasil e os países asiáticos. No dia 24, embarcou para Kuala Lumpur, onde participou da 47ª Cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) e do Fórum Bilateral Brasil-Malásia; além de cumprir uma série de encontros bilaterais.

 

COP30

Uma das reuniões mais proeminentes foi com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. No encontro, os dois líderes debateram as tarifas impostas a produtos brasileiros, a situação da Venezuela e a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas – COP 30, a ser realizada em Belém, em novembro deste ano.

Em entrevista após a reunião, Lula disse que está otimista em relação à suspensão do tarifaço imposto pelos Estados Unidos e que, em poucos dias, os países deverão chegar a um acordo.

Nesta tarde, no horário local, Lula disse que ele e Trump trocaram telefones, caso surjam dificuldades nas negociações entre os dois países.

— Estabelecemos uma regra de negociação que toda vez que tiver uma dificuldade eu vou conversar pessoalmente com ele. Ele tem o meu telefone e eu tenho o telefone dele — afirmou, em uma breve conversa com a imprensa.

 

Negociador

Aos jornalistas, Lula destacou que a reunião com Trump foi “surpreendentemente boa” e relatou que ambos manifestaram interesse em intensificar o contato bilateral.

— Ele me disse que está com vontade de vir para o Brasil, e eu disse que estou com disposição de ir para Nova York, Washington, porque, se tem uma coisa que eu aprendi a fazer na vida, é negociar — acrescentou.

O presidente brasileiro também ressaltou o entusiasmo do colega norte-americano.

— A pessoa mais entusiasmada na reunião era o presidente Trump — observou, ao fazer um balanço do encontro ocorrido na manhã de domingo.

Bom humor

Lula afirmou ainda estar disposto a discutir uma ampla pauta de temas nas negociações bilaterais.

— Se ele quiser debater a questão dos minerais críticos, das terras raras, ou temas como etanol e açúcar, não há problema — acrescentou.

Para encerrar, concluiu com bom humor:

— Sou uma metamorfose ambulante na mesa de negociação. Coloque o que quiser, estou disposto a discutir todo e qualquer assunto.

Edições digital e impressa