Rio de Janeiro, 22 de Dezembro de 2024

Lula debate Fome Zero na Espanha

Arquivado em:
Sexta, 14 de Outubro de 2005 às 08:53, por: CdB

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa entre esta sexta-feira e sábado, na cidade espanhola de Salamanca, da 15ª Conferência Ibero-americana. Nos dois dias do encontro, chefes de Estado e de Governo de 22 países vão discutir a realidade sócio-econômica da comunidade, a migração ibero-americana, o cumprimento das Metas do Milênio, as ações contra a fome e a pobreza, investimentos em infra-estrutura e programas sociais, globalização e inclusão social, entre outros temas. A solenidade de abertura dos trabalhos ocorreu no Palácio de Congressos e Exposições.

Na manhã desta sexta, na Casa Museu Miguel de Unamuno, na Universidade de Salamanca, o presidente brasileiro participou da assinatura do memorando de entendimento para a restauração do Palácio Maldonado. O prédio será a futura sede da Fundação Cultural Hispano-brasileira e do Centro de Estudos Brasileiros. Às 11 horas, no Cassino da Prefeitura da cidade, compareceu à recepção em homenagem aos chefes de Estado e de Governo oferecida pelos participantes do 1º Encontro Cívico e do 1º Encontro Empresarial Ibero-americanos.

No início da tarde, de volta à Universidade de Salamanca, Lula assistiu à cerimônia de inauguração da placa comemorativa da 15ª Cúpula e, na seqüência, participa de almoço oferecido pelos reis da Espanha aos mandatários dos países presentes à reunião. Ainda na sexta, Lula se reuniu com o novo presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Luis Alberto Moreno, e compareceu ao jantar oferecido pelos reis espanhóis.

Combate à fome

Os principais problemas enfrentados pelo mundo atual, sobretudo pelos países ibero-americanos são alvos de discussão na 15º Cumbre, o encontro de chefes de Estado e de governo dessas nações, na Espanha. Pela primeira vez depois de 14 anos, estão sendo realizados eventos paralelos à Cúpula, como o Foro da Sociedade Civil e o Foro empresarial, onde investidores e a comunidade debatem suas principais reivindicações que serão entregues aos líderes ibero-americanos.

Cerca de 24 chefes de Estado e governo participam da 15º Cumbre. Nações como Brasil, Argentina, México, Chile, Venezuela, Colômbia, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Honduras, Portugal e Andorra, além da anfitriã Espanha, iniciaram o debate politico para lançar a declaração final, neste sábado, com os principais assuntos discutidos. Neste ano, os principais temas deverão ser a necessidade de financiamento para o desenvolvimento dos países, ações mais eficazes de combate à fome e à pobreza e o cumprimento das Metas do Milênio, acordadas com as Nações Unidas para diminuir a miséria no mundo.

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo