Rio de Janeiro, 04 de Maio de 2025

Lula chega à COP27 como convidado especial da conferência

Embora a posse oficial de Lula só ocorra em 1º de janeiro, sua chegada é esperada com a de um de chefe de Estado. Isso porque a volta do ex-presidente ao governo é vista como esperança de o Brasil voltar a fazer diferença no enfrentamento ao aquecimento global.

Segunda, 14 de Novembro de 2022 às 12:17, por: CdB

Embora a posse oficial de Lula só ocorra em 1º de janeiro, sua chegada é esperada com a de um de chefe de Estado. Isso porque a volta do ex-presidente ao governo é vista como esperança de o Brasil voltar a fazer diferença no enfrentamento ao aquecimento global.

Por Redação - de Brasília
Presidente eleito do Brasil, o líder popular Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarcou nesta segunda-feira para o balneário de Sham el-Sheikh, no Egito, onde participará como convidado especial da 27ª Conferência do Clima da ONU, a COP27.
lula-cop27.jpg
Lula tem dito que o país promoverá um novo tempo na proteção da Floresta Amazônica
Embora a posse oficial de Lula só ocorra em 1º de janeiro, sua chegada é esperada com a de um de chefe de Estado. Isso porque a volta do ex-presidente ao governo é vista como esperança de o Brasil voltar a fazer diferença no enfrentamento ao aquecimento global. O pronunciamento de Lula à COP27 está previsto para a manhã de quarta-feira.
A agenda de Lula:
Quarta-feira – Lula participa, às 5h da manhã (sempre no horário de Brasília) do evento ‘Carta da Amazônia – uma agenda comum para a transição climática’. O encontro tratará da retomadas de medidas de proteção ambiental junto com governadores da Amazônia. São eles Waldez Góes (PDT), do Amapá, Gladson Cameli (PP), do Acre, Mauro Mendes (PP), do Mato Grosso, Helder Barbalho, do Pará, Wanderlei Barbosa , do Tocantins, e Marcos Rocha, de Rondônia. Às 10h15 – Lula faz seu pronunciamento na COP27, na área da ONU. Quinta-feira, 4h da manhã – Encontro com representantes da sociedade civil brasileira, Às 15 horas – ‘Fórum Internacional dos Povos Indígenas/Fórum dos Povos sobre Mudança Climática’. O presidente eleito deve manter ainda encontros bilaterais com dirigentes globais, entre eles da França, Alemanha e o presidente da Autoridade Climática dos Estados Unidos, John Kerry. Lula deve propor a criação de uma Autoridade Climática no Brasil e a realização da COP30 no país, em 2025. Na sexta-feira – Viagem a Portugal para encontro com autoridades portuguesas. Retorna ao Brasil no fim de semana.

Otimismo

A conferência do clima é a mais importante reunião das Nações Unidas, realizada anualmente desde 1995 (exceto em 2020). O encontro deste ano deve distribuir uma bronca generalizada da ciência nos países que assumiram compromisso com redução de gases de efeito estufa e não cumprem. Entre eles o Brasil. Cientistas reunidos no Painel Intergovernamental Sobre Mudanças Climáticas (IPCC) alertam, inclusive, que as metas discutidas em 2015 no Acordo de Paris podem já não são mais suficientes para o planeta. A revisão dos compromissos desse acordo será uma das discussões da COP27, diz o deputado federal Nilto Tatto (PT-SP). — Aquilo que foi acordado já não será mais suficiente para que o mundo assegure um limite de aquecimento de 1,5ºC (desde o início da Revolução Industrial, há 250 anos. E todos nós já estamos observando os efeitos dessas mudanças climáticas, inclusive no Brasil, com secas prolongadas e desastres climáticos — afirmou Tatto. O deputado é coordenador da Frente Parlamentar de Defesa do Meio Ambiente e já está no Egito. — O clima na conferência do clima mudou com a eleição do Lula. O Brasil é importante para esse debate pela sua dimensão, sua floresta, biodiversidade, diversidade étnica e cultural e as comunidades tradicionais que ajudam a conservar a floresta — concluiu Tato.
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo