Rio de Janeiro, 26 de Março de 2025

Lula chama os presidentes do Congresso para conversa política

Na primeira parte da reunião, participaram os ministros da Casa Civil, Rui Costa (PT), e da Fazenda, Fernando Haddad (PT). Na pauta, o impasse das emendas parlamentares e a tramitação de pautas prioritárias para o governo no Congresso.

Quinta, 13 de Fevereiro de 2025 às 20:41, por: CdB

Na primeira parte da reunião, participaram os ministros da Casa Civil, Rui Costa (PT), e da Fazenda, Fernando Haddad (PT). Na pauta, o impasse das emendas parlamentares e a tramitação de pautas prioritárias para o governo no Congresso.

09h57 – de Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chamou para si a negociação com o Congresso. Em jantar na Granja do Torto, na noite passada, Lula reuniu-se com os presidentes do Congresso, senador Davi Alcolumbre (UB-AP), e da Câmara, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), sem que o convescote constasse da agenda oficial. A ausência mais notada, no encontro, foi a do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT).

lula-motta-alco.jpg
Os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB); da República, Lula (PT); e do Senado,Davi Alcolumbre (UB-AP), em reunião no Planalto

Na primeira parte da reunião, participaram os ministros da Casa Civil, Rui Costa (PT), e da Fazenda, Fernando Haddad (PT). Na pauta, o impasse das emendas parlamentares e a tramitação de pautas prioritárias para o governo no Congresso. Em seguida, a discussão passou a ser diretamente sobre a reforma ministerial, com a presença apenas de Lula, Alcolumbre e Motta.

O descomissionamento de Padilha para a conversa com o Parlamento ficou evidente, em um sinal que deverá ser substituído no posto. Como ministro da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), Padilha deveria ser o principal articulador político do governo junto ao Congresso.

 

Saúde

O deputado paulista, que já ocupou o Ministério da Saúde na gestão da presidenta deposta Dilma Rousseff (PT), no entanto, tem sido alvo de resistência por parte do chamado ’Centrão’, parcela do Congresso liderada por Motta e Alcolumbre. Parcela do governo avalia que a permanência de Padilha hoje é incerta e seu deslocamento novamente para a Saúde tem sido ventilada.

Líderes do ‘Centrão’, especialmente aliados de Hugo Motta, reforçam que o novo presidente da Câmara foi designado para tratar diretamente da reforma ministerial com Lula.

Edições digital e impressa