O Laboratório de Análise Orgânica Instrumental, do INT (Instituto Nacional de Tecnologia), vai ser inaugurada amanhã, no Rio, pelo Ministro da Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos. As obras de reforma envolveram investimentos da Petrobrás no valor de R$1,245 milhão, além da compra de equipamentos.
Segundo informou a Petrobrás, o laboratório vai desenvolver o projeto -Novas estratégias para tratamento e determinação de enxofre e curvas de destilação em derivados de petróleo- de grande importância para a empresa, tendo em vista que o enxofre e seus compostos respondem por problemas de ordem técnica e ambiental, entre os quais corrosão durante a estocagem de petróleo cru. O enxofre causa também o envenenamento dos catalisadores automotivos pela gasolina, com reflexos no aumento das emissões veiculares.
A estatal considera que a identificação dos teores e do comportamento do enxofre e seus compostos, que começará a ser realizada pelo Laboratório de Análise Orgânica Instrumental, permitirá atender à regulamentação ambiental.