Rio de Janeiro, 10 de Fevereiro de 2026

Janja confirma presença em carro alegórico, no desfile da Sapucaí

Janja, esposa de Lula, desfila em carro alegórico na Sapucaí, gerando polêmica entre a oposição. Descubra mais sobre o samba-enredo e a homenagem ao presidente.

Terça, 10 de Fevereiro de 2026 às 19:44, por: CdB

O samba-enredo levado ao Templo do Carnaval levantou polêmica entre líderes da oposição, que questionam a homenagem e afirmam que se trata de um desvio de finalidade para promover autoridades.

Por Redação – de Brasília

A socióloga Rosângela Lula da Silva, ou Janja, mulher do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), confirmou nesta terça-feira que desfilará em carro alegórico da escola de samba Acadêmicos de Niterói, que cruzará a Avenida Marquês de Sapucaí, no domingo de carnaval. A agremiação homenageará o presidente Lula, que já confirmou presença no sambódromo, para assistir ao desfile.

Janja confirma presença em carro alegórico, no desfile da Sapucaí | Mulher do presidente Lula, a socióloga Janja promete se divertir neste carnaval
Mulher do presidente Lula, a socióloga Janja promete se divertir neste carnaval

O samba-enredo levado ao Templo do Carnaval levantou polêmica entre líderes da oposição, que questionam a homenagem e afirmam que se trata de um desvio de finalidade para promover autoridades. A reclamação é baseada no fato de as escolas de samba do grupo especial do carnaval do Rio de Janeiro receberem patrocínio federal. Também há críticas sobre suposta campanha eleitoral antecipada.

A ‘choradeira’ pela participação da primeira-dama na festa, como avaliam assessores jurídicos do Planalto, não tem qualquer conexão com a realidade, uma vez que Janja não é formalmente uma autoridade e sequer ocupa algum cargo público.

 

Consulta

Sejam assessores do governo ou integrantes do Executivo negam que tenha havido alguma consulta sobre a questão e descartam a existência de uma questão jurídica acerca do tema. A Acadêmicos de Niterói apresentará o enredo ‘Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil’.

Lula, por sua vez, não esconde a animação quanto ao desfile na Sapucaí. O presidente comentou com deputados com os quais jantou na semana passada e os convidou a assistir ao desfile. No jantar, Lula mostrou aos convidados o samba-enredo da escola, que fala sobre Dona Lindu, mãe dele, geralmente citada em seus discursos.

Edições digital e impressa