O samba-enredo levado ao Templo do Carnaval levantou polêmica entre líderes da oposição, que questionam a homenagem e afirmam que se trata de um desvio de finalidade para promover autoridades.
Por Redação – de Brasília
A socióloga Rosângela Lula da Silva, ou Janja, mulher do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), confirmou nesta terça-feira que desfilará em carro alegórico da escola de samba Acadêmicos de Niterói, que cruzará a Avenida Marquês de Sapucaí, no domingo de carnaval. A agremiação homenageará o presidente Lula, que já confirmou presença no sambódromo, para assistir ao desfile.

O samba-enredo levado ao Templo do Carnaval levantou polêmica entre líderes da oposição, que questionam a homenagem e afirmam que se trata de um desvio de finalidade para promover autoridades. A reclamação é baseada no fato de as escolas de samba do grupo especial do carnaval do Rio de Janeiro receberem patrocínio federal. Também há críticas sobre suposta campanha eleitoral antecipada.
A ‘choradeira’ pela participação da primeira-dama na festa, como avaliam assessores jurídicos do Planalto, não tem qualquer conexão com a realidade, uma vez que Janja não é formalmente uma autoridade e sequer ocupa algum cargo público.
Consulta
Sejam assessores do governo ou integrantes do Executivo negam que tenha havido alguma consulta sobre a questão e descartam a existência de uma questão jurídica acerca do tema. A Acadêmicos de Niterói apresentará o enredo ‘Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil’.
Lula, por sua vez, não esconde a animação quanto ao desfile na Sapucaí. O presidente comentou com deputados com os quais jantou na semana passada e os convidou a assistir ao desfile. No jantar, Lula mostrou aos convidados o samba-enredo da escola, que fala sobre Dona Lindu, mãe dele, geralmente citada em seus discursos.