O anúncio foi feito pelo Cogat, órgão do Ministério da Defesa responsável por assuntos civis nos territórios palestinos.
Por Redação, com ANSA – de Roma
Israel anunciou nesta quarta-feira a reabertura “permanente” da passagem de Zikim, entre o país judeu e o norte da Faixa de Gaza, para entrada de ajuda humanitária no enclave. O local estava bloqueado desde meados de setembro.

O anúncio foi feito pelo Cogat, órgão do Ministério da Defesa responsável por assuntos civis nos territórios palestinos. As cargas serão entregues pelas Nações Unidas e organizações internacionais após rigorosas inspeções de segurança realizadas pela Autoridade de Passagens Terrestres do Ministério da Defesa, acrescentou o comunicado.
ONU
Segundo declaração de um porta-voz do Cogat à agência francesa de notícias Agence France-Presse (AFP), a passagem de Zikim ficará aberta “de modo permanente”, assim como a de Kerem Shalom, no sul de Gaza, a qual tem recebido a maior parte das entregas humanitárias desde o início da guerra, há dois anos.
O Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas afirmou no final de outubro que não conseguia enviar ajuda humanitária pelo norte de Gaza desde o fechamento da passagem de Zikim, em 12 de setembro.
Segundo funcionários da ONU, a entrada de cargas destinadas a socorrer a população palestina tem sido dificultada pelas longas verificações de segurança israelenses e pelas restrições à entrada de diversos itens.