A polícia de Israel prendeu o líder político do grupo militante palestino Hamas na Cisjordânia neste domingo, depois que ele entrou em segredo em Jerusalém para liderar as orações muçulmanas, disse um porta-voz da polícia policial.
Ele disse que Hassan Youssef, libertado de uma prisão israelense no ano passado como parte de um acordo com o novo líder palestino, Mahmoud Abbas, foi interceptado depois de deixar o Haram al-Sharif (Nobre Santuário) e levado para interrogatório.
Fontes próximas de Youssef disseram que ele entrou no local, que judeus reverenciam como o Monte do Templo, disfarçado de clérigo idoso.
O complexo na Cidade Antiga de Jerusalém estava sob forte vigilância israelense para evitar uma marcha de judeus de extrema direita que autoridades temiam que provocasse distúrbios com palestinos.
O Hamas, que afirma lutar pela destruição de Israel, liderou o levante de 4 anos e meio com atentados suicidas antes do cessar-fogo alcançado após a eleição de Abbas para presidente, em janeiro.
Youssef pediu para o movimento islâmico procurar o diálogo no lugar da violência.