Os interessados nos cursos gratuitos de qualificação profissional devem correr. As inscrições só terão dois dias: esta quarta-feira e quinta-feira. Foram abertas 1.120 vagas para os municípios da Baixada e na capital fluminense. Na região de metropolitana serão oferecidas 865 oportunidades em cursos como Técnicas Comerciais com Conversação em Inglês e Arrumadeira e Camareira. Na Baixada há 255 vagas em cursos como Operador de Telemarketing e Prática em Buffet.
Os cursos fazem parte da primeira etapa do Plano Territorial de Qualificação Profissional (Planteq-2006), financiados com recursos do estado e do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Até o final do ano, a Secretaria de Trabalho deverá abrir mais 4 mil vagas.
- Os cursos são distribuídos de acordo com as vocações e potencialidades econômicas identificadas no estado, sempre visando a qualificar o trabalhador para empregá-lo ou fazê-lo gerar renda - observou o secretário de Trabalho e Renda, Marco Antonio Lucidi, salientando que o governo do estado investiu R$ 700 mil no Planteq-2006 em contrapartida aos R$ 3,5 milhões provenientes do FAT.
As inscrições poderão ser feitas nas agências de Trabalho e Renda. Os candidatos devem levar identidade, comprovante de residência e indicar telefone de contato. Caso o candidato já tenha cadastro no Sine (Sistema Nacional de Empregos), basta levar a identidade para atualização dos dados.
Os cursos têm em média 200h/aula e destinam-se aos moradores dos respectivos municípios. Para a seleção e matrícula serão considerados os pré-requisitos necessários a cada curso. Além do auxílio transporte, também serão oferecidos material didático e certificados totalmente gratuitos.
No Grande Rio, as inscrições deverão ser feitas, das 8h30 às 16h30, nas agências de Trabalho e Renda do Centro (Rua General Justo, 275 e Rua São José, 35), e na Central do Brasil (Pç. Cristiano Otoni, s/nº subsolo, lj 14 - Central do Brasil).
Nos municípios da Baixada, os candidatos devem se encaminhar as agências locais. Para obter o endereço das agências, os interessados podem ligar para a Ouvidoria do Trabalho (21) 2299-2001, no horário das 9h às 17h.